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Bell P-63 Kingcobra
(E.R. Hickel)

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Caça-bombardeiro monoposto P-63. No percurso do aperfeiçoamento do Bell P-39 Airacobra decidiu-se por contruir uma versão maior e mais poderosa para ser usada como caça-bombardeiro de apoio. O resultado foi o P-63 Kingcobra, que era similar em desenho ao P-39, porém maior, com motor mais potente e um desenho de cauda diferente. As primeiras entregas iniciaram-se em outubro de 1943, e quando a produção se encerrou, em 1945, mais de 3.300 Kingcobras haviam sido construídos, em várias versões. A grande maioria (mais de 2.400) foi encaminhada à União Soviética sob a lei de empréstimos e arrendamentos e cerca de 300 foram para a França Livre. Pouquíssimos P-63 foram entregues às forças aéreas americanas, e acredita-se que nenhum deles foi empregado em combate pelos EE.UU. O modelo P-63A tinha um motor Allison V-1710-93 com 1.325HP de potência. A envergadura era de 11,68m e o comprimento de 9,95m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.760Kg; atingia a velocidade máxima de 651Km/h, com alcance de 3.540Km e teto de 13.150m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais um canhão de 37mm.



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