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Mcdonnell P-67 Bat
(E.R. Hickel)

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Caça pesado monoposto P-67 Bat. O XP-67 foi o único caça a hélice projetado pela McDonnell. Em agosto de 1941, a Força Aérea do Exército americano firmou contrato com a então modesta McDonnell Aircraft Corp. para dois protótipos de um novo caça bimotor de longo alcance com cabine pressurizada. Os engenheiros tentaram implementar a aerodinâmica do avião unindo a parte central da fuselagem com as naceles dos motores e dando forma de aerofólio a todo o desenho; o que conferiu ao XP-67 sua exclusiva aparência de morcego. Os motores Continental turbo-supercharged de 12 cilindros em V invertido, resfriados a líquido, iam alojados em longas naceles e impulsionavam hélices de quatro pás em sentidos opostos. Esta configuração era para maximizar o uso da exaustão e assim incrementar a propulsão dos motores. O primeiro protótipo foi completado em dezembro de 1943, porém falhas nos motores e vibração excessiva encurtaram o tempo do primeiro vôo. Não bastassem estes problemas, a aeronave não atendeu as espectativas (e.g. a velocidade em vôo chegou apenas a pouco mais da metade do esperado) e assim o contrato de desenvolvimento foi cancelado; até porque outras aeronaves de outros fabricantes concorriam melhor pelas especificações. O segundo protótipo nunca foi terminado. O modelo P-67 tinha dois motores Continental XI-1430-17/19 com 2.072HP de potência cada. A envergadura era de 16,76m e
o comprimento de 13,64m. Suportava peso máximo de decolagem de 11.530Kg; atingia a velocidade máxima de 660Km/h, com alcance de 3.840Km e teto de 12.000m. A aeronave estava armada com seis canhões de 37mm.



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