Lockheed P-80 Shooting Star
(E.R. Hickel)
Caça turbo-jato monoposto T-33A. Em junho de 1943 iniciou-se o projeto daquele que viria a ser o primeiro caça a jato a entrar em serviço na USAF. O primeiro protótipo foi equipado com turbina De Havilland Goblin, mas o segundo já possuia turbina americana, a General Electric I-40. Após alguns testes operacionais, a aeronave entrou em serviço em 1945, porém não teve papel significativo no término da Segunda Grande Guerra. A produção de 5.000 exemplares encerrou-se com o fim da Guerra e muitos esquadrões foram equipados com a aeronave que foi depois empregada na Guerra da Coréia, inicialmente como caça e posteriormente como caça-bombardeiro. A partir deste avião (inicialmente denominado F-80 em 1947) foi desenvolvida uma versão de assento duplo, a TP-80C (primeiro vôo em 22 de março de 1948) e em seguida a T 33A "Silver Star" (estrela de prata), que foi utilizada ao redor do mundo como avião de treinamento militar. Alguns exemplares desta aeronave ainda estão em serviço atualmente. Em 1949 a USAF decidiu equipar-se urgentemente com caças interceptadores com radar e a Lockheed modificou o T 33 para este propósito. Com novas turbina, radar e armas, o YF-94 voou em 1° de julho de 1949 e alguns meses após entrou em serviço como F-94A "Starfire". Esta aeronave voou nos EE.UU. (Guarda Nacional) até 1959. O modelo T-33A tinha uma turbina GE J-33-A-35 com 2.450Kg de empuxo. A envergadura era de 11,84m e o comprimento de 11,50m. Suportava peso máximo de decolagem de 6.550Kg; atingia a velocidade máxima de 965Km/h, com alcance de 3.120Km e teto de 14.480m. Esta versão não teve armamento instalado.
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