North American P-82 Twin-Mustang
(E.R. Hickel)
Caça-bombardeiro noturno biposto P-82 de 1945. O incomum caça de longo alcance P-82 era construído com duas fuselagens alongadas do P-51F e asas externas de P-51 unidas por uma nova asa central. Esta aeronave deveria se enquadrar nas especificações para caças de longo alcance para escoltar as incursões das B-29. Contudo foi na função de caça noturno, com uma grande gôndola para radar fixada na asa central, que houve melhor aproveitamento do aparelho, principalmente no pós-guerra, pois sua produção não se iniciou antes do fim das hostilidades. O P-82 foi o último caça com motor a pistão a entrar em serviço na USAAF; a maioria impulsionada pelo motor Allison V-1710, pois o V-1650 do Mustang não era mais fabricado. 273 aeronaves construídas. O modelo P-82A tinha dois motores Allison V-1710-143/145 com 1.700HP de potência cada. A envergadura era de 15,62m e o comprimento de 12,93m. Suportava peso máximo de decolagem de 11.600Kg; atingia a velocidade máxima de 742Km/h, com alcance de 3.600Km e teto de 11.860m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 1.800Kg de esxplosivos.
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