Como melhorar a qualidade de vida no parkinsonismo
(CÍNTIA LÍVIA MIRANDA SCHER)
Eu Cíntia Lívia Miranda Scher, 29 anos, nascida em Itapé – Ba, formada em Educação Física e Pós-graduada em Educação Física Escolar, trabalho atualmente numa academia á exatamente três anos e dois meses, atuando como instrutora de musculação, professora de ginástica e hidroginástica, e hoje aceitei o desafio de ser professora de hidropersonal para uma aluna portadora do Mal de Parkinson, foi um susto,quando há uma semana atrás, a proposta quando chegou até a mim. Não sabia o que responder, sentir um friozinho na barriga e disse comigo mesma, essa é a hora, vamos ver no que dá.
Excepcionalmente hoje comecei ao meu desafio, comecei o dia com uma oração, lógico a proteção divina deve ser invocada sempre, às dez horas da manhã Maria chega à academia, acompanhada de sua irmã, a qual intermediou todo o processo, e está me ajudando a recolher todas as informações possíveis, para melhor desenvolver meu trabalho, e sua secretária.
Maria Barreto Macedo Leal, 58 anos, é uma mulher guerreira, sempre alegre, disposta a encarar a vida de frente enfrentando todos os desafios, que a doença tem lhe proporcionado, e superando a cada momento, não se entregando, nem se permitindo cair, sempre alegre, alto astral, com uma memória inabalável e consciência excepcional.Incrivelmente coincidência ela é do mesmo dia que minha mãe 20/02/1949 e da mesma idade de meu pai, pode até ser coincidência mas to adorando o desafio.
Comecei a fazer buscas de informações, pesquisando em site, artigos, revistas, conversando com pessoas que têm familiares. E que já passaram pelo processo, é incrível como essa doença destrói o ser humano, e começa especialmente pela destruição da dopamina o hormônio da alegria, daí se alastra destruindo vários outros hormônios importantes, o Mal de Parkinson é uma doença idiopática, ou seja, sem causa específica, até hoje não conseguiram diagnosticar o fator determinante para desenvolvimento da doença, o que se sabe é que geralmente dá em pessoas acima dos 50 anos, mas há a possibilidade dela se apresentar a partir dos 35 anos, seja homem ou mulher.
Parkinsonismo
Conceito : doença dismetabólica dos gânglios da base provocada por alteração no metabolismo das catecolaminas.
Classificação etiológica : a doença pode ser primária ou secundária.
· Primária ou idiopática : corresponde a 80% dos casos, sendo aí caracterizada a doença ou mal de Parkinson, existindo também uma forma juvenil (atrofias palidais).
· Secundária : pode estar associada a inúmeras causas conhecidas.
Doença de parkinson
Introdução : É uma doença degenerativa, progressiva, que leva a uma diminuição das células da substância negra. A causa é desconhecida, havendo franca disfunção nigropalidal e redução da síntese de dopamina.
Voltando a vivência de Maria na hidroginástica, desde o inicio das aulas, vem apresentando melhoras. No desenvolver dos movimentos dentro da água, aparentemente não foi identificada nenhuma dificuldade em realizar exercícios localizados, fortalecendo membros inferiores e superiores, no entanto, existe uma patologia a mais. Maria possui uma vértebra a mais na coluna lombar, a qual compromete, e provoca dores em determinadas posições e movimentos. Por outro lado, inicialmente suas evoluções são inusitadas, a cada dia ganha mais confiança em si mesma. E caminha e dar voltar ao redor da piscina sem auxilio, surpreendentemente é a sua força de viver, sempre alegre, disposta, dedicada a sua família, um exemplo fantástico de mulher.
Anteriormente foi relatado dores nos membros inferiores no dia seguinte ao da aula de hidropersonal, hoje não apresenta tal desconforto. Sinalizando bons resultados com a seqüência dos exercícios. Experimentalmente irá tentar realizar movimentos de natação a pedido da aluna, que sonha em aprender a nadar, será um desafio enorme, até então, por sua vez, pela vértebra comentada anteriormente, a qual manifesta desconforto e irritabilidade na execução de alguns movimentos, só não nadará se a mesma impedir.
Maria faz uso do remédio Akineton Retard (cloridrato de Biperideno) – contém como principio ativo o biperideno, quimicamente a 3-piperidino-fenil-1bicicloheptenil-1propanol, um agente anticolinérgico predominantemente central.
Tem atividade nicotinolítica, antiespasmódica e midriática, bem como, efeitos anti-secretórios. Admite-se que o parkinsonismo seja resultante de um desequilíbrio entre os sistemas excitatório (colinérgico) e inibitório (dopaminérgico) no corpo estriado. Considera-se que o mecanismo de ação das drogas anticolinérgicas de ação central como o biperideno está relacionado ao antagonismo competitivo da acetilcolina nos receptores colinérgicos do corpo estriado, restabelecendo então, o equilíbrio.
A ação anticolinérgica central do biperideno é bastante acentuada e a sua atividade espasmódica significativamente mais miotrópica do que a da atropina. O efeito nicotinolítico do biperideno é mais intenso do que os demais preparados usados até agora no tratamento do parkinsonismo.
Maria mudou de médico atualmente está com o especialista do Parkinsonismo em Salvador, ainda não têm informações de prognostico desse novo médico, sabe-se que ele já fez mudanças e que obtiveram bons resultados.
O desempenho de Maria durante as aulas de hidroginástica, vem apresentando êxito e melhora no executar dos movimentos, a cada dia. Tendo uma boa resposta fora da água também, como o dormir mais, pois ela tinha insônia constante e agora dorme 8 horas por dia, sentia muitas dores nas pernas e hoje já não as sente.
Resumos Relacionados
- Parkinsonismo X Doença De Parkinson
- Doença De Parkinson
- James Parkinson
- Uma DoenÇa Lenta E Insidiosa - Parkinson
- A Doença De Parkinson
|
|