Os segredos da Lipo
(Cilene Pereira; Monica Tarantino)
OS SEGREDOS DA LIPO
Por Cilene Pereira e Mônica Tarantino
Isto É – nº 1999 – Fev. de 2008
A Lipocirurgia é uma intervenção feita com cânulas que aspiram as células que guardam gordura, tem como efeito a redução da gordura localizada para melhorar o contorno corporal, é possível reduzir-se entre 5 e 7 % do peso corporal. Para realizar o procedimento é necessário anestesia que pode ser Local, peridural, ambas com sedação e geral. As contra indicações são pessoas com problemas cardíacos graves, distúrbios de coagulação como a hemofilia, excesso de peso e obesidade mórbida. São necessários ainda a realização de exames clínicos pré-operatório por menor que seja a área a ser lipocirurgiada.
Lançada há quase três décadas a lipoaspiração é um sucesso e é a cirurgia plástica mais realizada no planeta e no Brasil. O lado positivo de tamanha procura é que cada vez mais indivíduos ficam satisfeitos com a própria silhueta e por outro lado existem muitos pacientes frustrados com os resultados, é expressiva a quantidade de pessoas que marcam novas consulta para consertar estragos. No Hospital Albert Einstein, em São Paulo , quatro a cada dez pacientes estão a procura de soluções para furos, manchas e ondulações na pele por culpa de procedimentos malfeitos. O numero de insatisfeitos tem tomado dimensão tão importante que está motivando discussões internacionais, nos Estados Unidos da América foi criada uma comissão só para lidar com essa questão. No Brasil há a Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica (SBPC) em que especialistas irão investigar os motivos que levaram a lipo a dar errado em casos de pessoas internadas depois da alta por complicações pós-operatórias e naqueles em que houve morte.
Comenta-se no meio médico que os índices de problemas e o9bitos tem ultrapassado os limites aceitáveis e por tudo isso a preocupação em tornar algumas verdades sobre a lipoaspiração mais conhecidas da população em boa hora, assim são verdades:
- Por menor e mais breve que ela seja, trata-se de uma cirurgia e, portanto, tem riscos;
- Um bom pré-operatório é fundamental para o processo começar de forma correta;
- Esse rigor na avaliação pode revelar aspectos omitidos pelo paciente;
- O levantamento prévio das condições de saúde também contribui para prevenir a trombose venosa profunda, alteração caracterizada pela formação de coágulos nas pernas que podem migrar até o pulmão e o cérebro, obstruir o fluxo sanguíneo nos dois órgãos e levar a morte. O evento pode ocorrer em até 5% das cirurgias em geral.
O perfil da população que faz lipo é de mulheres em uma faixa de idade em que é comum o tabagismo, o uso de anticoncepcionais hormonais e a obesidade, entre outras condições que facilitam o aparecimento da trombose. Em caso arriscado é preciso adotar medidas preventivas como ouso de meias pneumáticas que estimulam a circulação do sangue nas pernas durante a operação.
A possibilidade de complicação diminui muito se a indicação da lipo estiver correta e o paciente apresentar exames normais e ter sido avaliado detalhadamente durante uma consulta bem feita.
A lipoaspiração dá melhores resultados em pessoas que estão até 10% acima do peso corporal, ou seja não tem o objetivo de emagrecer, mas de oferecer contorno corporal, assim é possível a retirada de até 7 % do peso corporal. A retirada de volumes maiores com a extração de 15 litros de gordura implica em perdas significantes de sangue e minerais, em conseqüência, crescem as chances de desidratação, anemias e desordens metabólicas.
A escolha do profissional, do local da cirurgia pode garantir o sucesso ou o fracasso do procedimento, existem médicos especialistas que fizeram dois anos de residência em cirurgia geral e mais três em cirurgia plástica e há locais que garantem atendimento rápido no caso de complicações.
A lipoaspiração é uma cirurgia segura, desde que respeitadas as limitações de eventuais fatores de risco. Os especialistas recomendam que o paciente exija a presença do anestesista durante a operação.
O pos operatório é muito importante para o sucesso do procedimento e por isso existe uma cartilha básica que deve ser seguida a risca. Uma das medidas é o uso da cinta elástica de 30m a 45 dias para ajudar na reacomodação dos tecidos e consolidação da forma desejada, é necessário submeter-se semanalmente a uma sessão de drenagem linfática para auxiliar a desinchar e eliminar toxinas que interferem no resultado. É imprescindível avisar ao médico, nos primeiros dias após a intervenção, a ocorrência de enjôo, cólica, dor, inchaço ou mal-estar, esses sintomas podem ser sinal de erro cirúrgico. É importante a assistência psicológica para manter o equilíbrio emocional e controlar eventuais compulsões alimentares, um nutricionista pode dar suporte com uma readequação do cardápio.
Seguindo os passos corretamente os efeitos da lipo se conservará por pelo menos cinco anos.
Resumos Relacionados
- Lipoaspiração E Lipo Com Anestesia Local : Lipoaspiração Tumescente
- Vibrolipoaspiração
- Http://www.lipoaspiracaorj.com.br
- Http://www.faccia.pt/index.php
- Http://www.faccia.pt/blog/
|
|