Tropa de Elite - Valores em crise
()
O filme Tropa de Elite retrata uma sociedade violenta, vítima de uma crise de valores morais.
Com roteiro bem elaborado leva o espectador a acreditar na película como um retrato fiel da vida real e vê no Capitão Nascimento, o ideal de policial que deveria estar nas ruas, um vingador, um destemido justiceiro.
O problema é que a obra é de ficção e a realidade é muito mais dura, pois na vida real, tortura-se também o inocente. Imagine um inocente sendo torturado pelo “Capitão”.
- Violência x Vida
A violência não é uma doença que tem seu foco única e exclusivamente no Rio de Janeiro, a epidemia é nacional.
Conseqüência do descaso das autoridades, e do descaso dos demais cidadãos, afinal em um regime democrático somos todos responsáveis, pois os lideres que fazem ou se omitem chegam ao poder através do nosso voto.
Os traficantes estão fortemente armados e muito bem remunerados, já a policia é despreparada e tem uma parte significativa que infelizmente é corrupta.
A polícia que tenta combater o trafico, combate com violência, pois o que está acontecendo é uma guerra não declarada. O problema é que a policia deveria fazer também um trabalho de prevenção, mas como diz o Capitão Nascimento “O sistema não quer resolver o problema da violência, quer resolver o problema do sistema”.
A violência que é aceita de forma natural por uma população anestesiada mostra que o valor que representa a preservação da vida humana está em crise. Todo o dia esta guerra tem baixas, que são consideradas normais. Não choca mais!
O valor dado a vida é um valor que está em crise. Exalta-se a violência em filmes, seriados e novelas, cheios de heróis violentos.
Esquecemos de heróis que venceram batalhas de forma pacifica como Ghandi contra os Ingleses ou o maior exemplo de todos, Jesus Cristo que não revidou e sim aceitou o seu destino deixando-nos o exemplo.
Corrupção x Honestidade
A corrupção é tumor que se espalha de forma rápida e mortal em nosso país. O primeiro problema é que muitos que criticam a corrupção não vêm problema em, por exemplo, subornar um guarda de transito para não levar uma multa ou em pagar o “quebra” para tirar a sua carta de motorista ou mesmo a pirataria.
A honestidade tem que ser valorizada, parafraseando Ruy Barbosa não se pode ter vergonha de ser honesto, o valor dado a honestidade tem que ser resgatado.
Concentração de poder econômico x Distribuição de renda.
O Brasil é uma das maiores economias globais e tem uma das piores distribuições de renda do mundo.
Isto leva a uma sociedade onde existem poucos ricos, que detêm o poder e muitos miseráveis que não tem perspectivas de vida. Fica claro no filme que um traficante acaba sendo um produto do meio e que um policial para entrar nesta guerra ganhando uma miséria de salário também é levado a se corromper ou a se omitir.
A impressão é que os ricos preferem morrer agarrados ao seu Rolex a dividir melhor o seu lucro.
Como convencer um jovem que ganha um bom dinheiro do trafico a estudar, levantar cedo enfrentar ônibus lotado, trabalhar muito e na hora do pagamento não conseguir comprar aquele tênis “importado” que ele sente-se obrigado a ter devido à pressão publicitária?
Em algumas comunidades o traficante acaba sendo o agente social e ajuda os cidadãos a comprar remédios, comidas entre outras necessidades básicas não supridas pelo misero salário.
Educação – Ter x Ser
A educação é um dos valores mais desacreditados e desgastados em nosso País, não se valoriza mais o que a pessoa é e sim o que a pessoa tem. Neste caso a mídia de forma geral tem grande responsabilidade, pois cria ícones que são valorizados pelo que tem, por exemplo, se um Pos Doutorando anda de Fusquinha pela ótica da mídia e conseqüentemente da maioria das sociedades é visto como um fracassado, já um corrupto ou ladrão ou um profissional da bola anda de Ferrari é considerado uma pessoa bem sucedida.
Uma prova que a educação é uma moeda que esta em descrédito pela sociedade são os casos de falta de respeito e agressões de alunos para com os professores, lembrando que a profissão de professor é uma das profissões que vem sendo desvalorizadas através do tempo. A prova mais simples é pesquisar os salários dos professores.
Polícia – Despreparo x Credibilidade
Segundo o dicionário a palavra policia significa: “... órgão do governo que garante a segurança da coletividade”.
Instituição que sofre com a corrupção, vitima da falta de investimentos e consequentemente do despreparo.
É claro que nem todo o policial é corrupto, o problema é que o corrupto aparece mais do o policial correto.
O que fazer?
O problema não é só do governo. É de todos! Vivemos uma crise de valores morais que devem ser resgatados. O trabalho é árduo, mas vale a pena construir um país melhor para os nossos filhos.
Bibliografia:
Filme: Tropa de Elite
Revista: Carta Capital – 10/10/2007 – “Herói Torturador”
Visite: http://advogadoemconstrucao.blogspot.com
Resumos Relacionados
- Tropa De Elite
- Tropa De Elite
- Notícias De Uma Guerra Particular
- Tropa De Elite E O “ethos” Do Policial
- Tropa De Elite
|
|