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Escola e Democracia
(Demerval Saviani)

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Dermeval Saviani, nessa obra Escola e Democracia, procura esclarecer a situação da Educação e a sua relação com a sociedade ao longo do tempo. Ele inicia o livro com uma breve apresentação em que expõe como se deu a organização do mesmo.
O texto é divido em quatro partes sendo: As teorias da Educação e o problema da Marginalidade; Escola e Democracia I –A Teoria da Curvatura da Vara; Escola e Democracia II – Para além da Teoria da Curvatura da Vara e, finalmente, Onze teses sobre a educação e política.
Na primeira parte é dado enfoque às teorias não-críticas e apresentado as principais diferenças existentes entre a pedagogia tradicional, pedagogia nova e a pedagogia tecnicista. Na seqüência, é feito algumas considerações sobre as teorias crítico-reprodutivistas e, são elas:a) “teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica”; b) “teoria da escola enquanto aparelho ideológico de Estado(AIE)”; c) “teoria da escola dualista”. Saviani comenta cada uma delas e, em seguida faz uma pequena análise comparativa entre as teorias não-críticas e as reprodutivistas e explica ao leitor o motivo pelo qual não fez referência á “teoria da educação compensatória”.
No tópico seguinte ele faz menção da Teoria da Curvatura da Vara destacando três teses políticas: Tese filosófica-histórica ; pedagógica-metodológica e uma terceira que, segundo o autor, é resultado da junção das duas primeiras ,”que é aquela conclusão segundo a qual quando mais se falou em democracia no interior da escola,...”p.59. Para finalizar o tópico Saviani coloca em evidência as conseqüências que essas teorias trouxeram para Educação brasileira.
A terceira parte do livro é dedicada a reprodução as teses referidas no tópico anterior junto com algumas contribuições aos professores.
Saviani conclui deixando em evidência a relação entre educação e sociedade e que a responsabilidade dos professores é a de transformar cada aluno seu para que cada um compreenda seus direitos e deveres para a efetivação de uma nação melhor para se viver. Ele ainda apresenta como fechamento de suas proposições ONZE TESES SOBRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA



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