BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Contexto oraganizacional
(Touller)

Publicidade
Contexto Organizacional

            Depois que terminou a 2ª guerra mundial, o mundo se divide em duas grandes potências na qual ficou em evidências. A guerra fria trouxe diferenças ideológicas ao mundo, um ponto de partida foi o conhecimento técnico na qual era para corrida armamentista em que se dava este conhecimento como uma forma de estar na frente. No Brasil tivemos fortes mudanças políticas, após a era Vargas e depois o alinhamento do Brasil ao EUA na qual é marcado com desenvolvimento nacionalista (indústria de base formam força se desenvolvendo, exigindo capacitação de recursos humanos) torna-se a era do conhecimento.
            Depois temos JK com a política desenvolvimentista na qual era a indústria econômica havendo conflitos com indústrias estrangeiras e nacionais, mas são anos 60 com o golpe do estado que a uma estabilização em que a ciência e tecnologia eram uma seguranças nacional sendo controlada.
            A abertura democrática traz para a sociedade uma maneira em que ele articula suas ações com a contribuição das diretas já e canais de participação de pessoas.
            Cada organização tem sua cultura, sendo ela familiar ou não seus valores e crenças aparece em um único objetivo. “entre nos sistema produzir e produzir”
 As organizações na questão econômica: o que se deve estar atento e que o mercado pede hoje a exigência de mudança. Forte capacidade de respostas e disposição. Esta capacidade tem estado presente apenas nos setores bens duráveis e nas empresas de capital transnacional e com vendas tanto no mercado interno quanto no externo, as empresas brasileiras estão competitivas sua eficiência centraliza em ganhos de produtividade mediante o conhecimento, qualificação e flexibilidade total.

As organizações na questão cultural: as organizações tem como a necessidade de ter relações com o ambiente, deve se compreender seu sistema aplicado e sua busca por identidade a partir de representações construídas por seus setores organizacionais. A identidade de uma organização é definida a partir de representações construídas por seus atores organizacionais por meio de traços da cultura e que os elementos culturais fornecem uma compreensão das representações da organização, revelando não é comum a todas organizações, mas o que é peculiar, como traços de identidade, neste caso, no contexto brasileiro. O acompanhamento do crescimento da empresa coloca-se existente com elementos mutáveis e imutáveis. A compreensão da identidade é enriquecida quando se analisam as narrativas a partir de traços culturais, sendo que esses dão significado à identidade, ou seja, não pode compreender a identidade sem considerar a cultura e vice-versa.
     De certo modo, ao tema do espaço simbólico, da territoridade da desterritorização se aproximam conceitos como organizações práticas identidade, significações culturais e principalmente relações de poder (o poder é o controle da função do ser humano)No caso brasileiro, esse tema se reveste de grande importância, pois permite uma leitura das estratégias organizacionais, possibilitando evidenciar diversas experiências por meio das quais se desvelam processos de mudanças nas formulações das políticas organizacionais e tecnológicas gerenciais, muitas vezes importadas, mas que se concretizam por meio de bricolagem em ambientes marcados pela diversidade cultural brasileira.

As organizações na questão institucional: o entendimento do estudo do processo de adaptação da estratégia organizacional se consolida cada vez mais a partir das diversas abordagens propostas por teóricos organizacionais, porém é analisada isoladamente não conseguindo explicar em um universo totalizado. Este ensaio revisou os pressupostos da perspectiva institucional e os da dependência de recursos, identificou um forte conhecimento já construído sobre os processos de adaptação estratégica organizacional, buscar visões diferenciadas da influencia do ambiente sobre organizações consegue-se criar um amplo cenário para explicar as distintas estratégicas definidas pelos tomadores de decisão. Na década dos anos 90 percebe-se que é necessária uma investigação das teorias sendo usadas combinadas e diversificadas para diferentes processos de adaptação organizacional.
As organizações na questão social; o contexto social é mutável, não permitindo uma visão clara de todas as implicações para o universo organizacional, apontando em uma esfera diferenciada e diversificada no modo de viver no ambiente de trabalho e das relações na qual nela compõe em geral cada vez mais indiferenciado daquele ou cada vez mais indistinto do que nele ocorre. Em outras palavras, buscando uma homogenação que nada favorece os ganhos que o aprendizado com diferença garantem as organizações. Um bom ambiente de trabalho é condição necessária para um bom desenvolvimento profissional.
A identidade em vários contextos organizacional é o fenômeno psicossocial relevante e importante para estruturar a ação e inerente a sua formação não há identidade sem identificação. Desse modo, o sentimento de identificação do individuo com a organização atua como fonte simbólica de proteção desencadeando processos emocionais, que contribui para a criatividade no trabalho, mas é necessário um equilíbrio nesta identidade para não haver interferência negativa da mesma.Podemos concluir que as organizações passam em um processo de transição no decorrer dos anos, seus valores ideológicos mudam para cada instituição sendo familiar, sendo ela multinacionais, ela se torna bem diversificada sendo única em seu contexto. A organização vincula sua cultura sendo ela para compreender seu sistema aplicado. Como sistema político ela procura envolver o sistema da empresa em um fluxo de transformação e interação. Ela torna-se familiar quando é vista entre funcionários uma questão de obrigação e identificação. Enfim é importante equilibrar as vértices que opõem uma organização para que ela não deixe de fazer sua principal tarefa “a de produtividade”.

Aluna: Jacqueline Gomes Pereira



Resumos Relacionados


- Teoria Da Dependência De Recursos

- Gestão Da Informação Nas Entidades Governamentais

- Teorias De Organização

- Alguns Ousam Chamá-lo De Poder

- Comportamento Organizacional



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia