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Psicologia escolar
(noemi b mello)

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CONCLUSÃO
O presente relatório buscou ilustrar a atuação e dificuldades encontradas pela estagiária , ficando claro que é de extrema importância que o psicólogo se prepare com teorias para coloca-las em prática exercendo seu papel.
O psicólogo Escolar desempenha um papel significativo no processo educativo, sendo suas atribuições tão complexas que implicam em capacitação e qualificação, para que o profissional possa enfrentar as diversas situações que ocorre no seu local de trabalho. Daí a importância da formação universitária em nível teórico-prático, sob a forma de estágio supervisionado.Com a inserção desse psicólogo no contexto institucional, surgem dificuldades e agrava-se devido a algumas instituição não saberem o papel do psicólogo escolar, e sim Ter uma visão negativista em que o psicólogo irá descobrir os problemas que a instituição não quer mostrar, ou todo psicólogo é apenas clínico.
Visto que na instituição tem a possibilidade de Ter “esses problemas” variando em maior ou menor grau, assim o psicólogo inserido neste contexto, compromete-se inicialmente com um diagnóstico que terá por finalidade avaliar a extensão das situações problemas, e , a partir de então, possa refletir sobre as possibilidades viáveis para eliminar tais situações ou torná-las claras na instituição, para que tenha um movimento de mudança, por parte daqueles que estão ali .
Foi através desse diagnóstico( no caso desse trabalho, foi feito uma observação do berçário) que foi detectado a necessidade de ser feito então um plano de ação que viesse de encontro a tais dificuldades , levando à conscientização e mudança.
Neste estágio houve por parte da estagiária, gratificações e frustrações, que foram valiosos ,pois serviu de referência para constantes reflexões e leituras, com o objetivo de a todo momento estar adequando modelos teóricos à realidade prática e aos objetivos propostos Assim trabalhando nessa instituição a estagiária pode ver que ali pode-se fazer muitas melhorias para que a instituição possa apropriar-se cada vez mais ao benefício da criança ali instituída .
Portanto conclui-se que a creche adequada é aquela que tenha uma proposta educacional formulada para garantir o pleno desenvolvimento das crianças nela matriculadas.
A creche deve ser concebida dentro de um contexto no qual o desenvolvimento da criança, seja complementar a outros contexto em que ela vive, especialmente o familiar; e que a família faça parte do desenvolvimento das atividades propostas pela instituição e assim o trabalho se completa e seja satisfatório.
bibliografia



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