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Relatorio de psicologia escolar
(noemi b mello)

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A Psicologia enquanto ciência pode ser aplicada aos diversos campos das atividades humanas, visto que o psicólogo poderá trazer contribuições práticas e úteis para a área que está inserido.
A Psicologia Escolar como área específica caracterizou-se , durante muito tempo por atividades de tratamento de crianças com problemas de aprendizagem e ajustamento escolar .
Por volta dos anos 60-65, houve tentativas, de inserção do psicólogo escolar como membro da equipe técnica da escola ao lado de supervisores e orientadores educacionais ,mas o que acabava acontecendo é que o psicólogo não fazia seu papel dentro da instituição e sim o papel criado por esta instituição ,um trabalho muitas vezes de classificação do aluno com dificuldade de aprendizagem.
Mas atualmente a Psicologia Escolar é compelida a redimensionar sua prática profissional , frente á educação e a sociedade do novo século.
Por isso, procura –se como alternativa um modelo inteligibilidade das práticas educativas, que distingui as diferentes leituras das interações individuais e grupais nas instituição e nos contexto sócio culturais, priorizando não só o plural e o complexo, como também o singular e o simples, nas relações sociais educativas e pedagógicas. Hoje, nossa sociedade sabe e depende do sucesso de ser sistema educacional.
Ciências como a psicanálise, a psicologia e pediatria consagraram-se com os problemas da infância e suas descobertas são transmitidas aos seres humanos através das literaturas de divulgação.
Em suma , a psicologia Escolar, será bastante influenciada pelo impacto dos eventos, avanços e retrocessos do século XXI, muitos deles desconhecidos e imprevisíveis nos seus desdobramentos inevitáveis, assim como influenciará a sociedade futura através de sua atuação.
Novas técnicas, instrumentos e metodologias serão por eles utilizados, assim como novos campos de pesquisa serão aplicados, em decorrência das alianças que serão estabelecidas.
Para Precott, a atividade do psicólogo na escola é muito importante pelo fato de ser aquele profissional que traz um quadro de referências psicológicas aos problemas de educação, ensino e adaptação escolar , pressupondo que tinha uma concepção unitária do ser humano, dinâmica e relativa ao comportamento e integrativa no que concerne ao seu ajustamento e adaptação sociais. concordando com Patto , é difícil definir as funções da psicologia escolar pois ela é muito ampla , tem diversidade de definições e variedades de serviço.
Segundo PATTO,1981:
“Não é tarefa fácil definir as funções de psicólogo escolar que possam ser aplicados a todos os casos e situações escolares, pois variam de acordo com a natureza das estruturas escolares, das características da população escolar, da qualificação do profissional, dos técnicos dos serviços de psicologia e de orientação.”

O objetivo do psicólogo no campo institucional é de psico-higiene, isto é, conseguir a melhor organização e as condições que tendem a promover saúde e bem-estar dos integrantes da instituição em questão. Assim o Psicólogo é um técnico da explicitação do implícito. Ajuda a compreender os problemas e todas as variáveis possíveis dos mesmos, mas ele próprio não decide nem executa.
Em psicologia escolar nos interessa a instituição como totalidade, podemos nos ocupar de uma parte dela, mas sempre em função da totalidade.
Nenhuma instituição ou unidade de assistência á infância funcionará se não contar com bons profissionais e não desenvolver trabalhos que concorra para melhorias da assistência dada .
A assistência á infância em nosso país tem sido considerada uma área de atendimento de muita ênfase, tanto é que o governo brasileiro vem efetuando constantes esforços à procura de soluções corretas e adequadas ara atender a essa problemática social, que tem sido estudada em todas as suas amplitudes e profundidades, com a cooperação de técnicos e cientistas das áreas de saúde , educação , economia, administração e outros. Empenhadas na procura de soluções corretas e abrangentes para atendimento á população infantil.
Hoje o papel da creche é ser uma instituição educativa que, através do trabalho do educador junto á criança, tem a função de completar o papel educativo das famílias.
Assim o ingresso da criança na instituição de educa,cão infantil pode alargar o universo inicial das crianças, pois conviverão com outras crianças e adultos de costumes e origens diversas, aprenderão novas brincadeiras , a imitação, linguagem ,respeito,terão novos vínculos e outros.
A Creche vem cada vez ganhando a responsabilidade de educar as crianças para um futuro próximo, preparando para a inserção da criança em uma escola, não esquecendo que a educação engloba desde afetividade, responsabilidade à aprendizagem.



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