Pressupostos filosóficos em Vygotsky
(Palangana; I.C.)
A teoria com ênfase sócio-histórica de Lev Semminovich Vygotsky tem por base epistemológica a dialética materialista de Karl Marx.
Vygotsky toma tal base ao perceber a crise que se passava na psicologia em sua época: a enorme diferença que havia na abordagem e objeto de estudo nas linhas de estudo em psicologia naquele tempo.
A dialética de Marx se baseia na dialética hegeliana, diferencia-se dessa, entretanto, ao transpor o processo dialético do plano ideal para a realidade material. Marx considera o plano ideal (o psicológico, o mundo das idéias) reflexo das condições materiais.
Deve-se lembrar que não foi apenas da teoria marxista que se derivaram todos os detalhados procedimetnos adotados por Vygotsky, entretanto representa um pista valiosa para se entender a conduta filosófica que norteou seu trabalho.
Baseado nas teses do materialismo histórico Vygotsky concluiu que as origens das formas superiores de comportamento deveriam ser buscadas nas relações sociais que o indivíduo mantém com o mundo exterior, na vida prática. Sendo assim a influência cultural e a historicidade são aspectos importantes tomados de Marx por Vygostky.
Dessa forma, Vygotsky vê que, no campo psicológco (como no pensamento de Marx), a invenção e o uso de signos como meio auxiliares na solução de problemas é análoga à invenção e o uso de instrumentos no trabalho (na visão de Marx).
Em sua obra faz se presente também a influência de Friedrich Engels: a abordagem dialética não nega a influência da natureza sobre os homens (visão unilateral naturalista), mas lembra que, da mesma forma que a natureza age sobre os homens, estes também agem sobre a natureza, provocando transformações e, dessa forma, criando novas condições para sua existência.
Resumos Relacionados
- Vygotsky, Uma Perspectiva Histórico-cultural Da Educação
- Pensamento De Karl Marx
- Materialismo Dialético E Materialismo Histórico
- A Ideologia Alemã
- La Persona En Lo Historico Cultural
|
|