Em Busca do Elo Perdido
(MOTA; Miryam Brecho; BRAICK; Patrícia Ramos)
EM BUSCA DO ELO PERDIDO
Autores: MOTA, Myriam Brecho e Resumo: Lidadri.
BRAICK, Patrícia Ramos.
Foi encontrado por dois antropólogos no ano de 197l, no vale de uma floresta a 1.500 metros de altura, em um arquipélago das Filipinas, um grupo humano até então desconhecido. São os Tasai, e apesar de estarem no século XX, seus componentes vestiam-se com tangas feitas de folhas de orquídea e fios de palmas. E até aquela época não conhecia a caça, ou a agricultura. Eram recoletores: alimentavam-se de tubérculos, frutos, legumes, batráquios ou insetos que encontravam. Entre eles não havia chefia alguma, viviam todos juntos e sem promiscuidade, dividindo-se em casais, cada par com seus filhos. Esse fato não é tão raro assim, em algumas regiões do planeta ainda podemos encontrar grupos humanos semelhantes às comunidades primitivas que existiram a milhares de anos.
Do ponto de vista genético, o homem e o chimpanzé são 88% idênticos, conforme alegam os cientistas que continuam a buscar conclusões a respeito da origem e da evolução humana. A ciência aponta vários “elos perdidos”. Cada hominídeo que for descoberto com idade aproximada a 4,4milhões de anos, pode ser um novo “elo” encontrado na cadeia da evolução.
Não é verdade que o homem só fez história depois da escrita, pois se o homem é objeto da História, ele faz História desde que surgiu na face da Terra, ou seja, a cinco milhões de anos. Sua capacidade de raciocínio foi desenvolvida devido à adversidade do ambiente em que surgiu e a necessidade de ampliar suas condições de sobrevivência.
É convencional chamarmos de Pré-história, a fase em que o homem não havia inventado a escrita.
A Pré-história é dividida em três períodos:
Paleolítico, ou período da pedra lascada, 2,5 milhões de anos;
Neolítico, ou período da pedra polida, com início a mais de 20 mil anos;
Resumos Relacionados
- Pré-história
- Cinema – Uma Evolução á Jato
- Antes Da História Começar
- História Pela Escrita? - Relevância Da Arqueologia Pré-histórica
- Paleontologia – Descoberta De Fósseis
|
|