Avião movido a sol
(Paulo Marcio Vaz - ''Jornal do Brasil'')
A idéia de voar dia e noite sem degradar o meio ambiente, apenas movido a energia solar, já vem sendo estudada há algum tempo. O ambicioso projeto do 'Solar Impulse' vem chamando a atenção por se tratar de um avião tripulado que decola com seus próprios motores e é capaz de voar ininterruptamente, dia e noite, sem usar qualquer combustível.
É um vôo que não causa danos ambientais.
O projeto é dividido em várias etapas. Em uma delas os pilotos suíços Andre Borschberg e Bertrand Piccard simularam um vôo de 25 horas cada um, usando para isso um simulador capaz de reproduzir as condições do futuro vôo contínuo (dia e noite) do primeiro protótipo do avião - HB SIA -
Sua primeira viagem real está prevista para ser uma travessia do Atlântico, com duração de 36 horas. No entanto, o auge do projeto 'Solar Impulse' deve acontecer em 2011, quando dois pilotos voarão ao redor do mundo alternando vôos contínuos de três a quatro dias, pois esse é o máximo de tempo que o ser humano poderia suportar no comando do avião.
Mas qual é a tese que faz esse avião voar ininterruptamente captando a luz do sol? Isso será possível porque sobre as longas asas do avião estão dispostas células capazes de captar a energia solar, além das baterias de lítio, que garantem o vôo noturno. As células fornecem energia que alimenta os motres e ainda atuam no carregamento das baterias até o nível máximo. Quando o sol nasce novamente, todo o processo se repete.
O projeto ainda não previu uma tripulação maior para o avião, por equanto ele só tem capacidade para uma pessoa, daí a importância de seus sinais vitais serem monitorados o tempo todo.
Esse procedimento inclui eletrodos para registrar os batimentos cardíacos, respiração e outras funções vitais. A idéia do 'Solar Impulse' partiu do piloto suíço Bertrand Piccard em 2001. Ele contatou especialistas em aviação nos Estados Unidos para ver a viabilidade do projeto e saíu de lá encorajado a seguir em frente.
Resta, no entanto, achar um último e grande patrocinador para garantir toda a verba necessária a concretização do vôo solo movido a sol!
Resumos Relacionados
- De Onde Nasceu A Errada Ideia Da Barreira Do Som
- Http://www.viajardeaviao.com
- O Que é O Homem Fusion?
- Energia Ecológica
- Mega Catástrofes – Acidente Em Congonhas
|
|