Perceba a Tempo Sinais de Autismo na Criança
(Centers of Disease Control and Prevention)
Espectro de desordens autistas (EDAs) é um conjunto de incapacidades do desenvolvimento caracterizado por perda significante na comunicação e interação social, e a presença de comportamentos e intereses incomuns. EDAs abrange uma enorme gama de comportamentos e habilidades. Não há duas pessoas com esta disfunção que apresentem os mesmos sintomas. É importantes para os pais identificar os sintomas de autismo em seus filhos nos primeiros meses de vida.
Os sintomas do EDAs podem ser:
*Crianças com autismo não brincam de jogos de simulação.
*Elas não apontam objetos, mesmo que estes sejam atrativos.
*Elas não olham para objetos apontados por outra pessoa.
*Elas evitam o contato visual e preferem ficar sozinhas.
*Crianças autistas não gostam de ser tocadas ou abraçadas; ou somente raramente querem ser abraçadas.
*Elas têm medo, ou não têm nenhum interesse, de relacionar-se com outras pessoas.
*Não respodem à voz de outra pessoa, porém, respodem à outros sons.
*Gostam de estar com outras pessoas mas não sabem como falar ou interagir com elas.
*Crianças com autismo têm dificuldades em entender os sentimentos de outras pessoas e falar dos seus próprios.
*Elas têm problemas em usar palavras e gestos comuns para expressar suas necessidades.
*Elas repetem palavras ou frases de outras pessoas ou têm ecolalia.
*Elas repetem certas atividades diversas vezes seguidas.
*Elas gostam da rotina diária e sentem-se inseguras quando esta rotina é quebrada.
*Elas perdem habilidades que já haviam adquirido.
A observação do progresso da criança pode ajudar os pais a identificar, cedo, problemas de desenvolvimento. Na idade de 3 meses a criança começa a desenvolver o sorriso como resposta social; pode suspender a cabeça e o peito quando de bruços; observa intensamente as faces dos outros; ri ao som de sua voz. Na idade de 7 meses a criança interage socialmente; pode transferir objetos de uma mão para outra; pode mover objetos melhor; responde ao chamado de seu nome; podem encontrar objetos parcialmente escondidos. Com 1 ano a criança gosta de imitar as pessoas com quem se relaciona; pode sentar sem ajuda; bate dois objetos juntos; responde a perguntas verbais simples. Aos 2 anos a criança anda sozinha; pode apontar m objeto quando este é mencionado; começa a fantasiar e acreditar na fantasia; cresce em independência. Com 3 anos a criança pode levantar bem; pode passar as páginas de um livro uma por uma; pode usar frases com 4-5 palavras; pode agrupar objetos pelo formato ou cor. Na idade de 4 anos a criança pode subir ou descer escadas sem ajuda; pode traçar círculos e quadrados; pode contar estórias; pode cooperar com outras crianças. Aos 5 anos a crianlça pode levantar, voltear, saltar e dar cambalhotas; pode dizer seu nome e endereço; pode contar, pelo menos, até dez objetos; gosta de dançar, cantar e atuar.
Um atraso em uma destas áreas pode ser um sinal de algum problema de desenvolvimento, até autismo. Esteja atento se seu filho tem perdido, de maneira significante, habilidades que ele possuia antes. Quanto mais cedo estes problemas são identificados, mais será possível ajudar seu filho a atingir todo seu potencial. Mais informações: www.ama.org.br (associação amigos do autista).
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