Neosistema Part VI
(Arichon Angelo)
NEOSISTEMA
Quais Coisas Importantes
Quem é senhor nesta questão?
Tudo existe para nosso desfrute. O sentido do que existe é: o ser usufruir o que existe em e com sua utilização racional – o bem coletivo.
Não há busca e o culto de amontoar – capitalizar.
O pensamento estúpido capitalista é a distorção do real motivo do existir do ser. O existir do ser é ainda o surgimento de outro indivíduo e não para o egocentrismo. Pois sua existência é superficial considerando que seu fôlego vital é momentâneo - se acaba.
Este pensamento em estamos sobrepujados - isto teoricamente falando – faz com que o ser seja secundário e não mais o principal na colocação prioritária do objetivo alfa. Nesta realidade no qual estamos locados – televisão, jornais, sistemas políticos, mercado de trabalho, a cultura, moda, entidades acadêmicas dentre outros existentes, são mera “distração” para o enfoque real ao deveríamos estar mirados. Tudo o que se ver é mentira – isso generalizando – é apenas uma forma de levar ou mesmo trazer ao indivíduo ao não real razão ou alvo de sua existência. Tanto é que ao findar de nossas vidas não teremos atingido a satisfação – pois é inatingível. Em que nossos “alvos” parecem estar se movendo conforme nos movemos em a sua conclusão.
- 32 –
NEOSISTEMA
Quais Coisas Importantes
Que faço questão de adiantar é inconclusiva – na verdade não há sentido no real motivo do existir. Vale lembrar que dentro deste atual contexto de existência no qual vivemos “o existir” é o mesmo que “consumir”. Dados a isto convivem com os chamados “obesos” tanto no sentido físico como mental. Ou seja, aglomeram supostamente o rotulado conhecimento com o objetivo de “inflar-se” intelectualmente, mas sem de fato produzirem algo palpável ou ao menos perceptível que for ao real objetivo de ser.
As mazelas - que hoje atormentam a humanidade - evitando que ela venha sentir o próprio mundo em que vivemos, contestam a tese – que afirmo é certa. Pois do contrário se isto o qual temos por “mecânica da vida” fosse ideal e verdadeiro – como se explica todos esses problemas – estas “mazelas”?
De fato se fosse natural às coisas serem da forma que são – porque então caminhamos indiscutivelmente para o caos (se já não estamos dentro dele)?
A razão da existência humana seria então de destruição – de fato que não. O que mostra que estamos agindo e existindo até de forma e propósitos equivocados.
- 33 –
NEOSISTEMA
Quais Coisas Importantes
Tudo o que conhecemos em sua mecânica está equivocada. Não somos nós biodigestores, mas deveríamos ser “bioequilibradores” e construtores.
Não construtores do que vemos hoje, mas sim de um mecanismo auto-sustentável, equilibrado e de igualdade. Não de forma imposta pelo sistema – qualquer que seja – mas pelo simples fato de entendermos o que somos e para o que somos.
Como já em outras oportunidades já coloquei, o capitalismo é sem dúvida a locomotiva criada pelo mesmo conceito distorcido que hoje se aspira e que por sua vez puxa e traz à sociedade o que há de submerso no equivocado sentido do “existir” e sua busca. O crescimento inexistente que é esta realidade posta está conceitualizando erradamente – é mentira.
O real crescimento não está atrelado a posses e ou dividendos – não existe desta forma - neste sistema no qual vivemos – no capitalismo.
O que aqui proponho é uma mudança no sentido individual de cada ser. Não uma tese utópica – que também está contida dentro do universo capitalista – mas no fator existencial e proposital do indivíduo como singular.
- 34 –
NEOSISTEMA
Quais Coisas Importantes
Que partindo desta singularidade irá transcender o real no qual vivemos o transformando no seu ser atingindo o coletivo retornando ao real no que vivemos o acumulando e o redirecionando no sentido do “existir” individual e coletivo – que na verdade terão o mesmo objetivo.
Os movimentos populares, a própria violência generalizada, o surgimento de blocos políticos e econômicos, o surgimento de empresas gigantes – fora os escândalos destes setores citados – bem como os morais, éticos, sociais dentre outras deturpações, demonstram e atestam a ilegitimidade deste sistema e conseqüentemente da realidade que nele está atrelada. É impossível reverter este quadro que no momento vivemos sem considerar que é necessário mudar de sistema. Ou seja, rever valores que antes eram considerados e respeitados como base para decisões. E hoje são rotulados de tabus – teorias ultrapassadas e até mesmo preconceito. O que antes era ético e moral hoje é considerado preconceito, ou seja, atitude injusta perante a sociedade que de ante mão digo que é distorcida, pervertida, inconseqüente e desmoralizada em seus princípios de constituição nomenclatural e sua função. O que desconfigura sua formação, função e resultado.
- 35 –
Resumos Relacionados
- Neosistema - Part Iii
- Neosistema - Livro Completo - Part I
- O Mundo Cético Pós-moderno
- Deus
- Cada Qual Em Seu Lugar
|
|