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Alta do preço do cigarro reduz consumo
(Destak jornal)

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Alta do preço do cigarro reduz consumo


Em 2007, após três anos de aumento, houve recuo nas vendas por conta da elevação de 30% nos impostos sobre o produto; para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, hoje, OMS pede fim da publicidade para proteger jovens do fumo.


As vendas de cigarro no Brasil registraram queda de 1,4% em 2007, a primeira após três anos de alta. A região Nordeste deixou de vender 14,8% em relação a 2006 e teve a maior variação negativa de todo o país, segundo dados da Nielsen.
Em julho do ano passado, o imposto que incide sobre o maço teve um aumento de 30%, contribuindo para a diminuição do consumo. Com a medida, o governo espera arrecadar R$ 1 bilhão ao ano.

Na Grande São Paulo, onde foram comercializados 807,9 milhões de maços de cigarros, houve redução de 0,4% no consumo.

Ainda assim, o valor arrecadado pela indústria tabagista no país cresceu 6,4%, passando de R$ 10,4 bilhões, em 2006, para R$ 11,1 bilhões, no ano passado.

O aumento é menor em relação ao crescimento de 2004, quando o valor das vendas subiu 15,7%.

Medidas
Outro desestímulo às vendas vem das restrições impostas ao uso do cigarro. Nesta semana, as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro baniram o consumo de tabaco nos espaços públicos.l
Restrições no Rio entram em vigor hoje
Passa a valer hoje, no Rio de Janeiro, um decreto do prefeito César Maia proibindo o fumo em ambientes coletivos fechados, sejam públicos ou privados. Quem for pego fumando nesses locais poderá ser advertido ou mesmo expulso. Anunciada no dia 13, a medida inclui saguões, corredores, escadas e praças de alimentação.

Donos de estabelecimentos que não observarem o cumprimento do decreto serão considerados infratores. A prefeitura diz que a restrição visa à saúde pública.
OMS pede fim da publicidade para proteger jovens do fumo
O Dia Mundial sem Tabaco será celebrado hoje com dois alvos eleitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS): os jovens e a publicidade de cigarros.

Em nota divulgada ontem, o órgão propôs que a publicidade que incentiva o consumo de cigarro seja banida em todo o mundo. No Brasil, um dos poucos países que regulam esse tipo de propaganda, inúmeras restrições foram adotadas desde 2000.

Segundo a organização, a publicidade da indústria tabagista destina-se, em grande medida, aos adolescentes e crianças, visto que a maioria dos novos fumantes tem menos de 18 anos. Pelos dados da organização, 25% dos fumantes adquirem o hábito antes dos 10 anos de idade.
“Para não desaparecer, a indústria do tabaco precisa substituir os consumidores que abandonam o vício ou morrem por jovens compradores”, disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.



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