Mikhail Gorbachev
(Rodriguez)
Político soviético, nascido a 2 de Março de 1931, em Privolnoye, Stravopol. Formou-se em Direito na Universidade de Moscovo em 1955. Nesses tempos de estudante aderiu ao Partido Comunista , vindo mais tarde a tornar-se secretário-geral do partido na União Soviética, de 1985 a 1991, e presidente da União Soviética de 1990 a 1991. Sucedeu-lhe no poder Boris Ieltsin.
As suas acções para democratizar o sistema político e descentralizar a economia (a grande revolução a que deu o nome de Perestroika) resultaram na queda do comunismo e no desmembramento da URSS em 1991. Este é precisamente um momento histórico incontornável do século XX, porque conduziu a mudanças muito importantes na história da Europa e mesmo mundial, pela relação com a super-potência mundial Estados Unidos.
Acções importantes que fazem de Gorbachev uma figura da História mundial:
- Lutou sempre pela liberdade de expressão, há muito inexistente na União Soviética, e foi decisivo no final do desastre militar no Afeganistão.
- A sua abertura deu oportunidade às vozes das repúblicas bálticas que há muito se batiam pela independência.
- Sob o ponto de vista do ocidente, o desmantelamento dos mísseis de médio alcance, a abertura política nos países da cortina de ferro e a unificação das duas Alemanhas, com a consequente entrada na NATO, são exemplos de decisões que transformaram profundamente o mundo em que vivemos.
Foi contemplado com o Prémio Nobel da Paz em 1990 pela sua contribuição para o fim da Guerra Fria. Em 1993 fundou "Cruz Verde Internacional", organização não governamental que visa criar condições de equilíbrio entre o Homem e a mãe Natureza.
Resumos Relacionados
- O Colapso Do Comunismo - 1989
- A Decadência Da Superpotência
- De União Soviética A Rússia: Ascensão E Queda De Uma Superpotência
- Guerra Fria: Leste X Oeste
- Era Dos Extremos: O Breve Século Xx: 1914 - 1991
|
|