Gm vai fechar fábricas de utilitários que bebem muita gasolina
(Destak Jornal)
GM vai fechar fábricas de utilitários que bebem muita gasolina
Em resposta aos seguidos aumentos do preço do petróleo, a General Motors americana anunciou ontem uma série de medidas para reduzir custos e reconquistar mercado no país. A?mais radical é o fechamento, até 2010, de quatro fábricas de caminhões e veículos sports utility (os chamados SUVs) nos EUA, no Canadá e no México.
O fechamento das unidades envolverá a demissão de 10 mil funcionários.
A empresa também vai rever sua estratégia. Diminuirá a produção dos SUVs, que consomem mais combustível, e apostará em carros menores e no Chevy Volt, movido à eletricidade.
Em sua página na internet, a GM afirmou que vai “trabalhar com os sindicatos para suavizar o impacto das medidas, que se tornaram necessárias devido às mudanças na demanda dos consumidores por caminhões e SUVs”.
Nos últimos três anos, a companhia teve uma perda que chegou a US$ 51 bilhões. Um dos motivos apontados para o mau resultado é a mudança de hábito do consumidor que, diante do aumento da gasolina, deixou os veículos “beberrões” de lado para comprar carros compactos.
O presidente da montadora, Rick Wagoner, afirmou que a empresa considera as mudanças “mais estruturais que cíclicas”. “A alta dos preços da gasolina mudou o comportamento do consumidor e afetou significativamente o mix de vendas do setor automotivo”, disse.
Resumos Relacionados
- Definição De Elasticidade-preço Da Demanda
- Diesel Mais Caro Do Que A Gasolina
- Mistura De Etanol A Gasolina Podera Ser Reduzida Em 18%
- Etanol
- Brasil E Alemanha Estreitam Laços Em Biocombustíveis
|
|