Andy Warhol
(Klaus Honnef)
De desenhista publicitário a ícone da pop art, Andy Warhol transformou a arte contemporânea e foi o primeiro a fazer algo que seria imitado até por Madonna anos mais tarde: se reinventar.
Andrew Warhola nasceu em uma data não precisa, entre 1928 e 1931 (ele admite que a data de 1930 de sua carteira de identidade é uma falsificação). Filho de tchecos, deixou a cidade natal, Forest City, Pensilvânia, para estudar Belas Artes em Pittsburgh. Depois de formado, em 1949, mudou-se para Nova York, começando a trabalhar como desenhista publicitário para revistas e artigos de luxo, como a revista Vogue e a empresa de calçados Miller. Em 1960, começou a criar as suas primeiras telas, baseadas em histórias em quadrinhos, assim como Roy Lichtenstein. Temendo a inevitável comparação entre os trabalhos dos dois (Roy, aliás, o fazia com maestria e perfeição), Andy começou a trabalhar com objetos de consumo cotidianos, como garrafas de Coca-Cola e latas de sopa Campbell e caixas de detergente Brillo, e personalidades famosas da época, como Marilyn Monroe, Elvis Presley, Liz Taylor, Jackie Kennedy, entre outros. Marilyn, por exemplo, atingiu o auge de sua fama depois de morta, quando sua imagem foi trabalhada por Warhol e transformada em um ícone da cultura de massa.
Porém, foi utilizando a serigrafia que Warhol e sua equipe criou a maior parte de seus trabalhos. Utilizando-se de fotografias, ele as coloria e as repetia incessantemente, justamente para dar a impressão de fabricação em série. Um de seus temas mais recorrentes era a morte, representada através de fotos de acidentes de carro e avião, cadeiras elétricas, etc.
Em meados dos anos 60, Andy foi diminuindo a produção de telas e investiu no setor cinematográfico, fazendo filmes experimentais. Um deles tinha duração de 8 horas e mostrava uma pessoa dormindo. Sua intenção era explorar o conceito de produção em série, a repetição massiva dos quadros, muito mais expressiva na película. Além de filmes, ele produzia shows "underground" da cantora Nico e sua banda The Velvet Underground, inclusive desenhando a capa de um de seus álbuns.
Na década de 70, voltou a pintar um ou outro quadro, como fazia no começo da carreira de artista pop, pintando Mão Tse Tung e as novas embalagens das sopas Campbell. Porém, o efeito causado foi aquém das expectativas, as telas já não causavam mais o impacto de outrora. Produziu então auto-retratos, transformando a si mesmo em um ícone, idolatrado e imortalizado na arte contemporânea.
Andy Warhol morreu em 1987 devido a complicações em uma cirurgia.
Resumos Relacionados
- Warhol
- The Factory Years, 1964-1967
- Http://bighugelabs.com/popart.php
- Mate-me Por Favor (please Kill Me)
- Mona Lisa Parte Iii
|
|