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O liberalismo político de Rawls
(Elnora Gondim)

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O Liberalismo político de Rawls tem como base   o construtivismo político.
        O caráter político da teoria de Rawls induz uma concepção mínima de objetividade; esta favorece o consenso sobreposto. Rawls reivindica a possibilidade de concepções morais, objetivas. O construtivismo político satisfaria algumas condições mínimas de objetividade que favorece o consenso sobreposto entre doutrinas compreensivas razoáveis.
        O caráter razoável não está relacionado a nenhuma doutrina razoável compreensiva nem é uma característica intrínseca da mesma. O caráter razoável de uma doutrina compreensiva se relaciona com quem a sustenta; tem-se que distingüir o racional do razoável. O racional é a capacidade de manter idéias acerca do bem   e atuar de uma maneira teleológica.
      O razoável não pode   ser derivado do racional. Os agentes meramente racionais não teriam a capacidade de reconhecer a validez independente das exigências alheias; o véu de ignorância tem por objetivo favorecer esta disposição razoável . Posição Original não constitui uma mera derivação da teoria da eleição racional de uma simples exigência de imparcialidade.
    Unido intrinsecamente a idéia de razoabilidade se encontra a idéia do público  vinculada ao caráter intersubjetivo das instituições e das razões em que se apoiam vinculado ao problema do significado da razão dos cidadãos livres e iguais.
     O predicado razoável substitui o predicado verdadeiro.
     U ma concepção política ao possuir uma mínima base de objetividade pode julgar várias doutrinas abrangentes como razoáveis; os agentes em Posição Original podem endossar uma ampla gama de doutrinas abrangentes, porém com a condição destas serem razoáveis. A falsidade de alguma delas não impede a mesma de ser razoável.
    O liberalismo político rawlsiano não   deriva de nenhuma doutrina abrangente; ele não objetiva ser verdadeiro,   basta ser uma base razoável de razão pública; basta   que as doutrinas abrangentes tenham condições de cooperação sob condições de reciprocidade e aceitação para provar as suas próprias argumentações. A política é entendida como um procedimento que produz instituições à luz de certas concepções advindas de um consenso sobreposto.
      O conceito de razão pública vai tomando preeminência no pensamento rawlsiano. O consenso sobreposto é necessário para unidade social em sociedades pluralistas. 
       A Posição Original e o véu de ignorância são critérios de objetividade para os princípios de justiça.O homem é racional e razoável, isto é, ele possui interesses próprios e é capaz de cooperar com o outro na persecução de seus interesses.
        O homem é um cidadão; ele é um ser politicamente ativo na sociedade. Esta é repleta de diferentes concepções de bem e de diferentes planos de vida que se complementam no viver de cada pessoa e da sociedade como um todo. A sociedade tem como característica a cooperação entre as pessoas. Nela as pessoas podem realizar os seus planos de vida e perseguir os seus objetivos mais amplos de acordo com a idéia de cooperação e de um fim partilhado, mesmo elas desejando interesses diferentes, elas são capazes de conciliar seus interesses com os de outros; elas têm como características fundamentais: um senso de justiça, uma concepção de bem e uma noção de cooperação social e os cidadãos são considerados como livres e iguais, tendo como premissa a afirmativa de que   os princípios da tolerância consistem em deixar que os cidadãos mesmos resolvam as questões da religião, da filosofia e da moral em concordância com o ponto de vista que eles professam livremente, sendo que a concepção política protege os direitos básicos de todos os conhecidos assinalando-lhes uma prioridade especial.
      A s pessoas são capazes de sustentar coletivamente uma concepção de justiça que não privilegia esta ou aquela crença abrangente. O véu de ignorância objetiva preservar a capacidade de se escolher uma concepção de bem elaborando, revendo e perseguindo uma concepção de bem e não a concepção em si.
      Através do senso de justiça que as pessoas possuem a capacidade de compreender, aplicar e agir conforme a concepção pública de justiça; elas vêem a si mesmas como livres e iguais, racionais e razoáveis. Aqui se encontra o consenso sobreposto;aquele que ocorre no âmbito de doutrinas abrangentes razoáveis a favor da concepção política da sociedade; depois disto  as pessoas podem discutir sobre os princípios de justiça que objetivam para a sociedade; o senso de justiça que as pessoas têm transcende os princípios de justiça.



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