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A Matemática na Educação Básica
(Paulo Arantes; Lurdes Serrazina; Isolina Oliveira)

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Saber o que são hoje as competências matemáticas essenciais a todos os cidadãos constitui uma questão importante que diz respeito a toda a sociedade. Definir essas competências em termos de grandes objetivos curriculares para os alunos que freqüentam a escolaridade obrigatória é, por sua vez, um desafio que o nosso sistema educativo precisa de enfrentar.
No livro, procura sistematizar as competências matemáticas que as crianças e jovens devem desenvolver no seu percurso ao longo dos três ciclos do Ensino Básico, a partir de uma perspectiva sobre o que significa, hoje, ser matematicamente competente. Esta noção ampla de competência matemática está relacionada com as atitudes, as capacidades e os conhecimentos relativos à matemática que, de uma forma integrada, todos devem desenvolver e ser capazes de usar, podendo identificar-se com a noção de literacia matemática. O livro baseia-se num conjunto de pressupostos sobre a aprendizagem e numa reflexão sobre as características fundamentais do conhecimento matemático. Além disso, toma em consideração quer as tendências curriculares recentes quer os resultados da investigação educacional.
O principal propósito é o de proporcionar aos professores um instrumento de trabalho que lhes seja útil na difícil tarefa de concretizar as intenções educativas de uma forma adequada aos seus próprios alunos. Embora possa vir a ser um elemento de consulta, entre muitos outros, num processo de análise do modo como os currículos de matemática do Ensino Básico poderão evoluir num futuro próximo,o livro não deve ser interpretado como uma proposta de alteração dos atuais programas. Claro que uma determinada perspectiva sobre as competências matemáticas essenciais não pode deixar de estar associada a uma leitura crítica dos objetivos dos programas. Mas não discutido, de modo sistemático, os conteúdos, os métodos de ensino ou as formas de avaliação a considerar nos vários ciclos. O livro apresenta propostas concretas para serem desenvolvidas em sala de aula, com o propósito de ilustrar as competências que os alunos devem desenvolver e os tipos de experiências de aprendizagem que lhes devem ser proporcionadas.



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