Quando Amar é difícil
(Rob Parsons)
Todos nós criamos estranhas expectativas uns dos outros, bem como brigamos pelas questões mais tolas. Assim, passamos a vida a colecionar decepções e até o ponto em que o coração não suporta mais e “morre”. Será que existe a possibilidade do amor renascer apesar de todos os contra tempos pelos quais passou?
Primeiro, é preciso ressuscitar o diálogo. Os relacionamentos não sobrevivem sem comunicação. Quando vencemos a barreira do isolamento, fica fácil encontrar soluções para o problema da solidão. É pela comunicação que poderemos manter um relacionamento sólido com Deus e com nosso próximo, seja ele nosso amigo, namorado (a) ou esposo (a). A indiferença destrói as melhores relações. Ela consegue destruir qualquer chance de reconciliação.
A verdade é que todo relacionamento tem suas dificuldades. Ninguém está livre disso, simplesmente porque somos humanos e frágeis. Em algum momento pelo menos um dos conjugues pode experimentar a sensação de Ter deixado de amar seu companheiro (a), mas isso não é motivo para desistir do sonho do casamento feliz. Para isso, é preciso estabelecer aliados que possam fortaleçam a união. Os aliados do amor são, dentre outros fatores: a valorização do ser humano e a incondicionalidade dos sentimentos.
Quando tudo vai mal, é importante aprendermos a amar conforme DEUS ama. Mas, como será esse tipo de amor? O criador nos suplica para amarmos com Ele ama, ou seja, devemos fazer aquilo no qual Ele é especialista: amar apesar de todas as impossibilidades. Esse tipo de amor chama-se: AMOR ÁGAPE. Não é um sentimento, é uma decisão de nossa vontade. Nós decidimos amar apesar de todas as imperfeições do outro, de todas as decepções que ele nos causou. Para amar assim é preciso cultivar uma confiança em Deus.
Se você é daqueles que não crê num Deus invisível, a situação se torna complicada, pois para amar como Deus ama é necessário ter fé que ele honrará a nossa decisão. Este é o segredo do relacionamento perfeito.
Talvez você acredite que é perda de tempo continuar num casamento ou cultivá-lo quando tudo parece perdido. Talvez desistir da pessoa seja o mais sensato. Contudo, lembre-se que Deus nunca desiste de você porque ele acredita em você como pessoa. De fato, quando ele diz para amarmos incondicionalmente mesmo quando tudo parece sem sentido é porque ele conhece o coração humano.
Ele diz: meu filho, o coração humano é muito vulnerável e um dia, mais cedo ou mais tarde, sentir-se-á despedaçado. Nestes momentos ele se lembrará do que é mais importante e o que realmente tem valor. E, com certeza, este coração se lembrará do quanto você o amou e do quanto você o fez sentir-se realizado e importante. Alguém já disse: nós só damos valor a alguma coisa quando a perdemos.
Além disso, se queremos um relaciomanento que nos dê a alegria de viver, de sermos quem somos, que nos trate com dignidade e respeito, precisamos ter paciência e perserverança. Se temos coragem para esperar, Deus honrará nossa luta para sermos felizes e então redesenhará nossa sorte, revelando que nem tudo está perdido. Ele nos mostrará que o amor é possível no meio do impossível. Deus é sábio, poderoso e bom o suficiente para transformar os desastres de nosso viver em vitória. Acredite: a vida pode se concretizar mesmo quando pensamos que ela está se esvaindo.
Se estivermos dispostos a amar como Deus ama, a crêr na vitória, a esperar as mudanças, então nada poderá nos impedir de sermos felizes.
Resumos Relacionados
- Amar É
- O Amor Existe...e Ele Te Encontra.
- Amor
- Amar A Deus Sobre Todas As Coisas E O Próximo Como A Ti Mesmo!
- O Amor E A Justiça
|
|