Ética e Razão 
(Raimundo da Silva Santos Júnior(Juruti);  Júlia Melo da Silva Santos)
  
Ética e Razão
 Autores: Raimundo da Silva Santos Júnior(Juruti), Júlia Melo da Silva Santos
 Em: 10 de junho de 200
 ÉTICA:
 De acordo com o dicionário Luft da Língua Portuguesa, ética é um conjunto de regras e valores aos quais se submetem os fatos e as ações humanas, para apreciá-los e distingui-los; moral.
 É conceituada também como parte da Filosofia que se preocupa com os princípios do comportamento humano. (http://www.uri.br/cef/eticadenis).
 A partir desses conceitos podemos dizer que alguém está dentro da ética quando suas ações estão de acordo com o que é considerado certo para determinada sociedade. No entanto é importante compreendermos que os princípios do comportamento humano variam de sociedade para sociedade, pois são regidos pelo conjunto de regras e valores aos quais se submete o comportamento. 
 Alguém age de maneira ética quando interage no meio sócio-político e cultural, de maneira comprometida com o bem comum, abandonando ou vencendo seu egocentrismo, este por sua vez inimigo da ética.
 O bem comum representa o objetivo principal da ética em todos os aspectos, profissional, familiar, religioso, etc... Citamos como exemplo: Se um psicólogo expõe um paciente ao ridículo em um programa de televisão, ou até mesmo na comunidade, o bem comum é afetado, porque muitas pessoas perderão a confiança neste profissional que é tão importante nos dias tumultuosos nos quais vivemos. Tomemos também como exemplo a corrupção na política brasileira que tem envergonhado a sociedade, e deixamos a reflexão aberta do quanto isso tem afetado negativamente nosso povo.   
 RAZÃO: 
 Razão é a faculdade de raciocinar, de apreender, de compreender, de ponderar, de julgar; a inteligência. (http://www.uri.br/cep/eticadenis). 
 O dicionário Luft da Língua Portuguesa conceitua razão como sendo: 1. Faculdade do espírito com que o homem reflete, compara, conhece, julga.  2. Bom senso, prudência.  3. Justiça, direito.
 Sendo assim ética e razão são indissociáveis, uma vez que o homem faz uso da reflexão para ponderar suas atitudes. É raciocinando efetivamente que se é capaz de agir conscientemente no mundo tendo como objetivo a busca do bem comum.
 REFERÊNCIA
 htt p://www.uri.br/cep/EticaDenis.ppt#264,11,ResponsabilidadeÉtica na Ciência (Universidade): Instância de Veridição.
 DICIONÁRIO LUFT da Língua Portuguesa. 20ª Edição. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Os Dez Mandamentos Da Ética
  
  
- A Ética
  
  
- Ética E Moral
  
  
- Artigo
  
  
- Definição De Bioética E Sua Relação Com A Ética, Deontologia E Disceologia
  
 
 
 | 
     |