BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Contribuição de Vygotsky na Formação Teórico-prática dos Educadores
(Raimundo da Silva Santos Júnior(Juruti))

Publicidade
A Contribuição de Vygotsky na Formação Teórico-prática dos educadores
 
Autor: Raimundo da Silva Santos Júnior(Juruti)
Em: 11 de junho de 2008

A teoria do Vygotsky tem como princípio a análise nos seguintes fatores do desenvolvimento, que são: o filogenético (a espécie humana tem sua própria história), ontogenético (o indivíduo tem sua história), sociogenético (o sujeito deve ser considerado em sua relação sócio-cultural) e microgenético (o desenvolvimento do indivíduo é singular, cada um tem seu tempo de assimilação).
Para Vygotsky o desenvolvimento humano se dá de fora para dentro. É porque eu aprendo que eu me desenvolvo. O fato de aprender é que vai nortear o rumo do desenvolvimento humano e o caminho deste desenvolvimento está intimamente ligado ao fator cultural.
O desenvolvimento deve ser olhado de maneira prospectiva, para aquilo que deve ser aprendido, reconhecendo-se que todo mundo é modificável através da mediação. Não se deve olhar o sujeito de maneira retrospectiva, como se ele fosse um sujeito estático, aliás, se o trabalho educacional realizado com a pessoa humana não respeitar sua potencialidade e vê-lo retrospectivamente, a pessoa assumirá a postura estática. “Cole e Werstch (1996), consideram a mediação como o fato central da psicologia de Vygotsky” (Revista Portuguesa de Educação).
É imprescindível aos educadores, professores, pedagogos, supervisores, psicopedagogos e diretores de unidade escolar cognitivistas adeptos da teoria do Vygotsky, compreender que todo mundo é modificável através da mediação, é claro que esta compreensão exige gostar de gente, e acreditar no potencial humano, compreensão está que é fruto das relações deste profissional mediador ao longo de seu próprio desenvolvimento humano.   






REFERÊNCIAS

Vídeo Vygotsty.
EDUCAÇÃO: Revista Portuguesa de . Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal (zdp): três implicações pedagógicas. Universidade do Minho Braga?Portugal, ano/vol 14, número 002.



Resumos Relacionados


- Vygotsky, Uma Perspectiva Histórico-cultural Da Educação

- La Persona En Lo Historico Cultural

- Artigo

- Vygotsky - Uma Perspectiva Histórico-cultural Da Educação

- Pressupostos Filosóficos Em Vygotsky



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia