Superando a Emoção Destrutiva do Ciúme
(Karen Miller)
Superando a Emoção Destrutiva do Ciúme
O ciúme é uma emoção dolorosa e destrutiva. É torturante para aquele que sofre com isto e cria estresse e frustração para a pessoa que é alvo. Além disso, com freqüência destrói os relacionamentos que poderiam ser recompensadores e permanentes para ambos os envolvidos.
O ciúme normalmente envolve a mente e o coração após uma pessoa ter sido traída em um casamento ou em um relacionamento muito importante. O marido ou a esposa de um cônjuge infiel com freqüência se torna sujeito a influência de ciúme irracional não importa se ou não o casamento continua.
A frase “se aconteceu uma vez. Pode acontecer novamente”, se torna a filosofia de vida ansiosa permanente dentro da mente da parte magoada. Mesmo quando aquele casamento ou relacionamento é extinto e a parte traída está em um novo relacionamento, ele ou ela podem ser assombrados pelo choque e dor causados pela infidelidade anterior.
O Ciúme é um resultado de uma pobre auto-imagem. Devido a uma traição anterior, ou talvez por causa de uma infância infeliz, com a carência de suficiente afirmação positiva durante os primeiros anos de formação do caráter, o indivíduo vem a acreditar que ele ou ela não é atraente o suficiente, ou inteligente o suficiente, ou virtuoso o suficiente para merecer e manter o amor de alguém.
Uma pessoa dentro da redoma de ciúme continuamente espera que o(a) parceiro(a) seja infiel e irá procurar por sinais de infidelidade. Enquanto neste estado mental, a pessoa enciumada adquire uma miserável existência emocional. Ela não mais consegue confiar, ou se sentir relaxada e segura. É como se ela estivesse para sempre espionando na calada da noite e nos infindáveis abismos da desconfiança, esperando a qualquer segundo pelo novo golpe que a derrubará.
Não é culpa dela. Seria bom avisá-la, “Caí fora disso”. Infelizmente não consegue na grande maioria das vezes. Sua vida fica, por um longuíssimo período, negativamente afetada.
O que dizer a respeito do objeto do ciúme irracional? É uma posição realmente desconfortável. Não importa o quão dedicado na tentativa de gerar confiança ou compreensivo seja, nunca se recebe confiança ou crédito pela devoção percebida como dissimulada. Ele é constantemente visto com desconfiança e suspeita. Talvez seja até mesmo seguido, tenha seus e-mails, mensagens telefônicas e correspondências vasculhadas regularmente. Nenhum romance dura sob estas condições.
A vítima do ciúme talvez pense, “bom, estou sendo acusado de todos os tipos de traições e infidelidades de todo modo. Talvez eu devesse realmente fazer”. Não é difícil de entender porque o parceiro desiludido fique tentado.
Como o problema do ciúme pode ser superado? Com o desenvolvimento do caráter de cada um dos indivíduos. Em última instância, se a pessoa traída desenvolve-se espiritualmente e paulatinamente luta para amadurecer sua autoconsciência de seu condicionamento psicológico interno e assume a responsabilidade de desenvolver sua consciência e caráter, ela adquire gradualmente a auto-estima interna e a sua confiança nos outros é naturalmente um fruto desse processo. Por outro lado, a pessoa que sempre é vítima de acusações perceberá que sua confiabilidade constantemente comprovada ao longo do tempo pelo seu caráter e confiança, irá acabar por contribuir para eliminar a desconfiança constante de seu parceiro ou parceira.
Em última análise a confiança é a raiz que elimina esses problemas, absurdamente dolorosos, nos relacionamentos. Há uma seqüência na ordem dos sentimentos o amor não vem em primeiro lugar, e sim a confiança. Geralmente uma pessoa que não confia em outra também não é muito confiável ocultando certamente falhas de caráter também. A confiança tem um profundo paradoxo como sentimento, para que ela exista e produza amor é necessário que a pessoa não seja guiada por emoções. A cultura moderna afirma em toda parte (música, filmes, educação, livros), que as emoções controlam a vida e o destino, o que é um paradigma falho e extremamente perigoso.
Bons sentimentos, para serem mantidos, requerem que as pessoas não sejam levadas por sentimentos impulsivos e que ferem a consciência moral. Em analogia com o mundo físico, uma pessoa não nasce com um corpo saudável, desenvolvido e delineado, ela precisa adquiri-lo ao longo da vida com exercícios e disciplina física, do mesmo modo ocorre com a manutenção de sentimentos como o amor e o respeito, eles requerem até mais exercícios emocionais: compaixão, paciência, honestidade e integridade.
Resumos Relacionados
- O Ciume
- O Ciúme
- A Origem Do CiÚme !
- És Meu!
- Ciume Patologico
|
|