Os Pilares da Terra 
(Ken Follet)
  
Ken Follet ambientou seu romance histórico "Os Pilares da Terra", na Inglaterra do século XII  e tem como personagens centrais um dinâmico padre que torna-se Philip,prior do mosteiro de Kingsbridge em uma região assolada por disputas por terras e com personagens que se envolvem em questões de terras e domínios. 
 Há também um mestre de obras,Tom cujo sonho é construir uma catedral,viaja com a mulher e dois filhos  em  busca de  trabalho e, nestas  jornadas  ele  perde a esposa  que, grávida não  sobreviveu  ao  parto.  A criança  foi encontrada por um padre  que   dirigia-se  ao mosteiro  onde seu  irmão  era  o abade.  A criança  vai  ser  criada  pelo  rigoroso  abade 
 Philip. 
 Tom em suas andanças conheceu Ellen, uma feiticeira, e seu filho Jack. Passam a viver juntos e Jack será herdeiro das habilidades  do padrasto.Além destes personagens, há um bispo ambicioso e capaz de tudo para conquistar seus objetivos, Waleran se alia com quem quer que seja e Willian, um jovem nobre desprezado pela jovem Aliena, com quem iria se casar.
 A estrutura narrativa respeita a lógica histórica da divisão de classes entre nobres,servos,religiosos e trabalhadores livres como Tom, o construtor, que para sobreviver  precisa  colocar-se  a  serviço de  alguém, ele  então  começa  a  trabalhar para  o dinâmico  padre  Philip, que tem uma noção administrativa que faz com que seu mosteiro prospere e provoque ciúmes dentro da Igreja, especialmente o bispo Waleran.
 Em dois volumes, as trajetórias de Tom,seu filho Alfred,o jovem nobre Willian, a feiticeira Ellen e seu filho Jack,além do bispo Waleran e do abade Philip, cruzam-se e trazem à tona disputas sucessórias pelo trono da Inglaterra,as inseguranças dos governantes que se alternam no poder,as atitudes da Igreja que apóia aquele de quem pode obter maiores favores.  
 Além destas questões, há toda beleza da construção das catedrais, os detalhes arquitetônicos e, quando teve que afastar-se da Inglaterra Jack  foi a Paris e lá trabalhou com outros construtores,aprendeu novas técnicas e as  levou para a Inglaterra mas, ao regressar terá que enfrentar os ciúmes de Alfred, filho de Tom, que nunca aceitou o fato de Jack ser mais astuto e habilidoso e ter aprendido de Tom as técnicas de construção que depois aperfeiçoou.
 Alfred havia prosperado na ausência de Jack,mas quando seus negócios fracassaram devido a uma crise econômica, ele voltou e se ofereceu para trabalhar com Jack, para traí-lo na primeira oportunidade. Mas apesar de tudo,o jovem construtor consegue vencer as dificuldades e constrói a catedral que havia sido o grande sonho do velho Tom.
 A Idade Média na Inglaterra retratada de maneira profunda e bem detalhada, não apenas questões políticas mas, disputas econômicas,casamentos arranjados,as ações de membros da Igreja que se envolvia na política e tramava para obter vantagens do poder.
 A existência de uma feiticeira,maldições e ameaças além dos conflitos entre a visão do clero, os sacrifícios que Tom e Ellen fizeram para que o trabalho do construtor pudesse ser levado adiante, são alguns componentes que o autor usa para tornar o enredo ainda mais sedutor. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Os Pilares Da Terra
  
  
- Os Pilares Da Terra
  
  
- Os Pilares Da Terra
  
  
- Os Pilares Da Terra
  
  
- The Pillars Of The Earth  
  
 
 
 | 
     |