Criando BEBÊS - Cólica e o bebê que chora 
(Dr. Howard Chilton)
  
CÓLICA E O BEBÊ QUE CHORA 
 
 Todos os pais sabem o que é cólica, e todos os bebês passam por períodos de inquietação nas primeiras semanas de vida. Porém, é preciso que os pais realmente saibam se essa irritabilidade não é de fome, pois as vezes é difícil para as mães saberem o quanto o bebê está mamando. 
 
 Um retrato da cólica 
 O bebê apresenta choro prolongado e agoniado, ele se contrai, levanta os joelhos e faz movimentos bruscos. A cólica não tem hora marcada para começar e nem para terminar, embora haja grande esforço dos pais para resolver essa situação. É quando de repente, passados três meses, o bebê simplesmente pára de chorar e dorme como um bebê. Essa é a chamada “cólica dos três primeiros meses”. 
 
 Lidando com o desconforto 
 Como os bebês lidam com o desconforto? 
 - Chorando: o choro o ajuda a se desestressar, porém faz aumentar a atenção que o pega, balança, sacode e acaba fazendo com que os gazes aumente e a situação piore ainda mais. O bebê acaba ficando excitado demais para dormir, o que resulta em supercansaço. 
 - Tensão: Os músculos são tensos, o bebê se contrai, chuta e geme parecendo estar constipado, embora as fezes estejam normais. 
 - Sugar com conforto: essa é uma boa forma de relaxar e, então ela passa a mamar muito e muitas vezes. Isso pode trazer para o bebê problemas digestivos, gazes, acidez no bumbum, vômitos freqüentes. 
 
 O círculo vicioso da cólica 
 O bebê com cólica está tenso, então todos o pegam para acalmá-lo e ele fica cansado e irritado, o que faz com que o círculo continue. Para se acalmar ele inicia ciclos de superalimentação que desencadeiam manifestações físicas secundária (como o refluxo).   
 Levar o bebê para um lugar calmo e sem excitação pelo tempo que for preciso vai ajudá-lo a quebrar esse círculo vicioso. 
 
 Acalmando o bebê 
 Mande os avós para casa. 
 Coloque um aviso de “saímos” na porta. 
 Feche as cortinas do quarto e coloque uma música que acalme você e o bebê. 
 Não deixe o bebê sozinho. 
 Alimente-o se ele quiser, à meia luz. 
 Embrulhe-o com os braços contidos, o que o fará lembrar de quando estava no útero e o ajudará a se sentir seguro. 
 Coloque-o de lado no berço dando palmadinhas leves e cadenciadas até que ele durma de tédio. 
 Se ajudar, dê chupeta. 
 Se ele se irritar, pegue-o no colo, abrace-o e comece tudo de novo (embrulhe-o...) 
 Faça isso até ele dormir e depois saia do quarto. 
 
 As primeiras horas são difíceis, mas se você persistir as coisas vão melhorar. O nível de estímulos no ambiente devem ser favoráveis para que o bebê não se estresse, e isso será de acordo com o temperamento dele. Cada bebê tem seu limite de irritabilidade e você precisa respeitar isso. 
 Fique atenta às festas de final de ano, muitos parentes, muitas atividades e, conseqüentemente, muita agitação. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Impeça O Bebê De Trocar O Dia Pela Noite
  
  
- Este Pequeno Bebê
  
  
- Seu Bebê Em Perguntas E Respostas
  
  
- Bebê Sem Cérebro Faz 8meses
  
  
- O Choro No Bebé
  
 
 
 | 
     |