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O QUE É MARKETING
(KOTLER & ARMSTRONG)

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1.     
O QUE É MARKETING

 Marketing não é mais entendido, simplesmente, como sinônimo de venda e/ ou comunicação. Marketing moderno compreende um conjunto de atividades empresariais que visa à satisfação das necessidades e dos desejos de um, ou vários mercados, através de ofertas de produtos e serviços, por meio de um processo de troca (KOTLER & ARMSTRONG, 1998).
A função do marketing, mais do que qualquer outra nos negócios, é lidar com os clientes. Entender, criar, comunicar e proporcionar ao cliente valor e satisfação, constituem a essência do pensamento e da prática do marketing moderno.
KOTLER & ARMSTRONG (1998), definem o marketing como um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros (KOTLER & ARMSTRONG, 1998).
Marketing é o conjunto de atividades visando que o cliente se sinta satisfeito descobrindo as suas necessidades e desejos de um ou vários mercados, através da oferta de produtos, adquiridos por um processo de troca.
Os dois principais objetivos do marketing são: atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter os clientes atuais, propiciando-lhes satisfação (KOTLER & ARMSTRONG, 1998).
O marketing em geral envolve grande número de ações, a serem desenvolvidas desde a preparação e o lançamento de um produto até seu eventual declínio, passando pelas várias fases de seu ciclo de vida, tais como: pesquisa e levantamento das necessidades e do potencial de compra de um mercado; desenvolvimento e lançamento do produto/serviço que satisfaça a essas necessidades e desejos; distribuição e comercialização a preços condizentes com a qualidade do produto e com o poder aquisitivo do público, tornando-o competitivo, e nas formas e canais de distribuição estrategicamente escolhidos, facilitando-lhe o acesso por parte do público; divulgação suficiente e adequada, de maneira enfática, capaz de criar, ou fortalecer imagem, aceitação e estímulo de compra. Essas ações têm como objetivo final proporcionar vida longa e satisfatória àquele produto no mercado (COSTA & CRESCITELLI, 2003).
O marketing não é só uma venda e nem deve ser entendido como tal, não devemos pensar no velho sentido de efetuar uma venda, mas no de satisfazer as necessidades dos clientes. A venda ocorre somente depois que um produto é produzido. O marketing, por sua vez, inicia-se antes mesmo de a empresa ter determinado produto. Ele é a lição de casa que os administradores devem fazer para avaliar as necessidades, quantificar a extensão e a intensidade delas e com isso determinar se há uma oportunidade lucrativa. Ele continua por toda a vida do produto, na tentativa de encontrar novos clientes e manter os clientes atuais mediante a melhoria do desempenho e do apelo do produto, do aprendizado a partir dos resultados de suas vendas e do gerenciamento contínuo de seu desempenho. (KOTLER & ARMSTRONG, 1998).



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