Valor nutritivo do CHOCOLATE: um derivado do CACAU
(Geraldo Trindade Júnior)
O chocolate é um alimento compacto, melhor balanceado que existe, de alto valor energético, contendo uma associação bem equilibrada de cacau, leite e açucar.
Após a colheita e quebra dos frutos do cacaueiro, as amêndoas são beneficiadas nas fazendas, passando pelos processos de fermentação e secagem.
Já nas indústrias, as amêndoas são submetidas a torrefação e moagem, de onde são obtidos os derivados: massa (líquor ou pasta), manteiga, torta e o pó de cacau, essenciais para a fabricação do produto final "chocolate" em suas variadas formas.
Além do seu alto índice de carboidratos e gorduras, o chocolate apresenta taxa apreciável de proteínas. Um tablete com 100 gramas, de chocolate ao leite, equivale a seis ovos ou três copos de leite ou 220 gramas de pão branco ou 750 gramas de peixe ou 450 gramas de carne bovina.
O chocolate é rico em elementos minerais e vitaminas.
Além da fabricação do chocolate extraído das amêndoas de cacau, outros derivados são conseguídos utilizando-se o cacau como matéria-prima.
As cascas das sementes (extraídas no processo de torrefação) podem ser componentes de ração para animais, servir de base na produção de adubos, comestíveis, taninos solúveis, extraindo-se também o alcalóide "theobromina".
A casca do fruto é usada como adubo orgânico nos cacauais e dela pode se produzir ração para bovinos, gomas, celulose e substâncias pectinosas.
Do mel do cacau (suco da polpa) fabrica-se geléias, doces, bebidas, pectinas, ácido cítrico, álcool, vinagre e diversos açúcares.
Da polpa (mucilagem adocicada que recobre as amêndoas) se produz um delicioso suco.
O cacau é consumido também como fruto, suco ou refresco.
Resumos Relacionados
- Cupcake De Chocolate
- Chocolate Saudavel
- Um Novo Chocolate
- Chocolates São Bons Para A Saúde. Mas Você Sabe Como Elas São Feitas?
- Muffins Com Gotas De Chocolate Pincante
|
|