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Logística empresarial
(iman)

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Qualidade
Aplicada à logística a qualidade representa algo a mais do que fazer a coisa certa, não tão simples como aparenta, os processos nela contida podem ser bem complexos, pois representam um elo muito importante na cadeia produtiva e o nível de eficiência buscado gira em torno dos 100% em todos os níveis.
Importante fator também são os ciclos de produção da indústria, que por estarem cada vez menores exige do operador logístico uma adaptação quase que imediata principalmente na questão tempo, por exemplo, em 1970 a média do ciclo produtivo era de 9 dias, hoje esse período varia de 3 a 4 dias e no futuro segundo analistas este tempo será reduzido ainda mais, pode ser que esse processo leve só algumas de horas.
Definida e analisada pela facilidade de consulta, entregas confiáveis, pedidos entregues sem avaria, informações atualizadas, planejamento das operações, entre outras se pode ver a complexidade da mesma.
Essas definições refletem diretamente na estrutura e no tipo de serviço prestado, um ponto a ser atenção é a mão de obra que precisa melhorar a sua produtividade, permitindo a otimização das operações.
Ás vezes manter um desempenho confiável durante um curto período de tempo é possível, mas a longo prazo está tarefa se torna um grande desafio, pois empenhar-se pela melhoria contínua, focalizar as causas não os sintomas, monitorar o desempenho do sistema, utilizar um enfoque de equipe podem ajudar a atingir os objetivos e metas estabelecidos, mas a também é preciso levar em conta os fatores externos.
É necessário também controlar alguns fatores que interferem diretamente nos custos como, vendas perdidas, pedidos devolvidos, excesso de urgências, alta obsolescência, estoque de segurança muito alto etc.
Outra questão é a organização física do depósito que precisa estar fisicamente adequado, sinalizado e numerado, ou seja, por materiais, segmentos, produtos perecíveis ou não, regras claras de o que pode ou não ser realizado e ainda levar em conta a demanda de cada produto estes cuidados podem ajudar a melhorar a eficiência e o desempenho da unidade.
Se existir trabalho durante o período da noite é necessária especial atenção aos suprimentos para as operações, pois a falta de um item nesse período pode prejudicar o seu desempenho.
A produtividade de uma unidade pode ser medida através de quantas operações são necessárias para realizar uma determinada operação, pois uma simples mudança de posição do produto pode reduzir o número de viagens e o tempo desse processo.
Manutenções
O sistema de manutenção corretiva já está ultrapassado, pois o tempo para este tipo de serviço é geralmente maior do que a manutenção preventiva que além de prevenir aquelas paradas em horas inoportunas ajuda na conservação do equipamento. Um bom estoque das peças que mais se desgastam, uma boa rede de fornecedores e assistência técnica, treinamento dos colaboradores são alguns pontos que ajudam a maximizar a eficácia da unidade.
A manutenção também passa pelo treinamento dos colaboradores nos equipamentos a serem utilizados e por conseqüência o uso adequado dos equipamentos, evitando assim desgastes precoces não gerando custos desnecessários com a manutenção dos mesmos.
Portanto para se conseguir manter a competitividade num mercado altamente concorrido, sendo eficiente em todos os níveis é necessário atenção aos mínimos detalhes ao longo da cadeia produtiva, pois são eles que vão fazer a diferença no resultado final, gerando satisfação e reconhecimento em todos os níveis hierárquicos



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