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A cidade antiga
(Fustel de Coulanges)

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A CIDADE ANTIGA

Princípais idéias do livro:


A primeira instituição estabelecida pela religião doméstica foi, de fato, o casamento.
A partir do casamento a mulher nada mais tem em comum com a religião doméstica dos pais pois sacrifica aos manes (deuses) do marido.
A religião doméstica ensinou ao homem que a união conjugal é bem mais que a relação de sexos ou o afeto passageiro, unindo os fois esposos (conjuges) pelo poderoso laço do mesmo culto e das mesmas crenças.
Há três coissas que desde os tempos mais antigos se encontram conexas e firmemente estabelecidas nas sociedades grega e italiana: a religião doméstica, a família e o direito de propriedade.
A idéia de propriedade privada estava implícita na própria religião. Cada família tinha o seu lar e os seus antepassados. Esses deuses (anetepassados) podiam ser adorados pela família e só a ela protegiam, eles eram sua propriedade.
O deus da família quer ter morada fixa, só era permitido seu transporte quando ao homem for castigado por dura necessidade, quando expulso por inimigo ou se a terra não pode mais alimentá-lo. O deus que ali se instala reside pelo tempo que essa família existir e dela restar alguém que conserve a chama do sacrifício. Assim o lar toma posse da terra; apossa-se dessa porção de terra que fica sendo assim sua propriedade.
Colocar o termo na terra equivale, digamos, a implantar a religião doméstica no solo, para indicar que este chão se tornava, para todo e sempre, propriedade da família.
A terra pertence aos mortos da família e aos que nela ainda vão nascer.  Desligar uma da outra é alterar o culto e ofender a religião.
O direito de propiedade é inviolável e superior a qualquer outro direito.
As instituições políticas da cidade nasceram com a própria cidade e no próprio dia em que esta nasceu; cada membro da cidade as trazia consigo, vivendo em germe (estado rudimentar, embrião) nas crenças e na religião de cada homem.
A religião se envolvia no governo, na justiça e na guerra resultamdo necessariamente que o sacerdote fosse ao mesmo tempo, magistrado, juíz e chefe militar.
Os reis têm três atribuições: fazem os sacrifícios, comandam na guerra e ministram a justiça.
Não se chamava rei ao bom príncipe e tirano ao mau. Era principalmente a religião que os distinguia um do outro. os reis primitivos tinham cumprido as funções de sacerdote e recebido do lar a sua autoridade. Os tiranos de época posterior foram somente chefes políticos, só devendo a sua autoridade á força ou a eleição.
A lei surgiu naturalmente como parte da religião.
As leis foram instituidas ao mesmo tempo que foi instituída a religião.
O autêntico legislador, entre os antigos não fora o homem, mas a crença religiosa que este trazia em si.  



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