Cúmplices em Processos de Mudança
(Costacurta Junqueira)
CUMPLICIDADE E MUDANÇAS
Em nossos seminários mencionamos sempre que o êxito do processo de mudança reside na capacidade do Gestor conseguir cúmplices para o que deve ser alterado. Esta cumplicidade deve ocorrer tanto nos aspectos mais genéricos, bem como naqueles em determinados grupos devem ser envolvidos.
OS CÚMPLICES NOS PROCESSOS DE MUDANÇA
L A COSTACURTA JUNQUEIRA
CEO DO INSTITUTO MVC, Autor de 08 livros sobre Performance Organizacional
Em nossos seminários mencionamos sempre que o êxito do processo de mudança reside na capacidade do Gestor conseguir cúmplices para o que deve ser alterado. Esta cumplicidade deve ocorrer tanto nos aspectos mais genéricos, bem como naqueles em determinados grupos devem ser envolvidos.
O propósito deste artigo é facilitar a operacionalização dessa cumplicidade com o envolvimento e cooperação de sua chefia, subordinados, secretárias, clientes externos, etc..
A seguir, abordamos esses aspectos e indicamos opções capazes de facilitar a implantação de novas formas para gerenciar mudanças.
ASPECTOS GENÉRICOS
Ao implantar qualquer idéia/sugestão , procure:
· Mostrar à outra parte envolvida que ela também terá benefícios com sua idéia
·
· Negociar com seu superior o apoio para as mudanças
·
· Explicar antes, às pessoas envolvidas, o porquê de sua aplicação; será mais fácil obter delas aceitação e colaboração, se entenderem as razões por que você está querendo mudar
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· Implantar as idéias gradualmente, evitando a tentação de implantar todas as sugestões simultaneamente
·
· Iniciar pela idéia/sugestão cuja implantação dependa exclusivamente de você: se der certo, será mais fácil convencer os outros e se envolverem
·
· Ser flexível, evitando radicalismos; lembrar-se de que os outros podem estar motivados para mudar, mas não na mesma velocidade que você
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· Ter persistência. Isto é fundamental, pois no começo a organização reagirá contra suas idéias, especialmente se você estiver sozinho na disposição para mudar
· Evitar qualquer juízo de valor sobre outras pessoas envolvidas; Se quiser dar feedback para alguém, faça-o através de fatos/informações (ex. Fulano, durante uma hora, notei que você foi interrompido 15 vezes, você não gostaria...) Quaisquer julgamentos tendem a provocar atitudes e comportamentos de rejeição, por parte do outro
· Respeitar o tempo do outro. Isto é fundamental; você terá a recíproca, se não por convicção, pelo menos por educação.
ASPECTOS OPERACIONAIS
· Quanto aos aspectos operacionais, enumeramos algumas idéias para maior envolvimento de seu superior, dos subordinados, e até dos clientes externos. Embora apresentadas separadamente, essas idéias muitas vezes têm aplicação ampla, valendo para quaisquer pessoas diretamente envolvidas em nosso esforço de mudança
· Se for interrompido pelo superior pondere: “Fulano, você pediu para eu ir até ai agora, mas estou com Sicrano, tratando do assunto X: devo ou não subir?” Três aspectos importantes na sugestão: Você respeitou a hierarquia e evitou dizer não; informou o superior sobre o que estava fazendo, e agora ele pode cotejar prioridades; por último, a decisão de realizar a interrupção permaneceu com ele.
· Manter sempre o superior informado do progresso dos seus esforços ; o que está dando certo é ótimo argumento para favorecer o aparecimento de novas idéias.
· Solicitar a seus subordinados que, junto com os problemas; tragam também alternativas de solução; não perca tempo resolvendo problemas cuja solução compete a seus subordinados
· Nas conversar com subordinados, solicitar que os assuntos sejam tratados na seqüência do mais importante (que traz mais resultados) para o menos importantes; assim, se faltar tempo, o aspecto mais relevante terá sido debatido.
· Instruir sua secretária para interrompê-lo o mínimo necessário, de preferência através de bilhetes
· Reservar horários predeterminados para envolver seus clientes externos; divulgue esses horários, mostre como os clientes serão beneficiados com isto, peça a opinião deles sobre como otimizar seus esforços . Lembre-se que as pesquisas mostram que clientes externos nos procuram mais na parte da tarde
· Definir previamente, de comum acordo com os clientes, o momento do início e término de seu contato; procure remeter, préviamente, uma agenda
Estas são as nossas sugestões; convidamos o leitor a adicionar outras idéias decorrentes de sua experiência. O problema agora é iniciar o processo de envolvimento de superiores, subordinados, secretárias e clientes. Faça isso hoje, não deixe para amanhã!
Prepare-se para o fato de que fracassos acontecerão; só acerta quem aprende a errar.
Uma última palavra; mesmo depois de aplicadas todas estas sugestões nada garante que você será mais eficaz como Gestor. A eficácia está diretamente relacionada com o que você, efetivamente, conseguir mudar. Mas esta já é outra história!
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