BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Eficiência de microondas na desinfecção de próteses totais.
(SILVA; M. M.; VERGANI; C. E.; GIAMPAOLO; E. T.; NEPPELENBROEK; K. H.; SPOLIDORIO; D. M. e MACHADO; A. L.)

Publicidade
Eficiência da irradiação de microondas na desinfecção de próteses totais.

SILVA, M. M.; VERGANI, C. E.; GIAMPAOLO, E. T.; NEPPELENBROEK, K. H.; SPOLIDORIO, D. M. e MACHADO, A. L. Effectiveness of microwave irradiation on the disinfection of complete dentures. Int. J. Prosthodont. , vol. 19, n. 3, p. 288-293, maio/junho, 2006.
OBJETIVO: O propósito deste estudo foi avaliar a eficiência de irradiação de microondas na desinfecção de próteses totais simuladas. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram fabricadas oitenta próteses em um procedimento padronizado e foram submetidas a esterilização com óxido de etileno. As próteses foram inoculadas individualmente (107 UFC/mL)* através do meio de cultura TSB (Tryptic Soy Broth)** contendo um dos microrganismos testados (Candida albicans, Streptoccus aureus, Bacillus subtilis, e Pseudomonas aeruginosa). Após 48 horas de incubação a 37°C, quarenta próteses foram submergidas individualmente em 200mL de água e submetidas a irradiação de microondas a 650 W durante 6 minutos. Quarenta próteses não irradiadas foram utilizadas como controle positivo. As suspensões foram repicadas (alíquota de 25µL) em diluições de 10-3 a 10-6 em placas com meios seletivos apropriados para cada microrganismo. Todos as placas foram incubadas a 37°C durante 48 horas. Os béqueres contendo as próteses irradiadas com microondas foram incubados a 37°C por mais 7 dias. Depois da incubação, o número de unidades formadoras de colônias foi levantado e os dados foram analisados estatisticamente pelo teste de Kruskal-Wallis (alfa = 0,05). RESULTADOS: Nenhuma evidência de crescimento foi observada após 48 horas para S. aureus, B. subtilis, e C. albicans. As próteses contaminadas com P. aeruginosa mostraram um pequeno crescimento em duas placas. Após de 7 dias de incubação a 37°C, nenhum crescimento foi visível nos béqueres com o meio TSB contendo S. aureus e C. albicans. Uma turvação foi observada em 3 béqueres contendo o meio líquido, dois de P. aeruginosa e um de B. subtilis. CONCLUSÃO: A irradiação de microondas durante 6 minutos a 650 W produziu esterilização das próteses totais contaminadas com S. aureus e C. albicans e desinfetou aquelas contaminadas com P. aeruginosa e B. subtilis.
N.T.:
*UFC: unidades formadoras de colônias bacterianas.
**Tryptic soy broth (TSB) é um meio de cultura líquido para propósitos gerais utilizado para o cultivo de ampla variedade de microrganismos, incluindo-se fungos e bactérias aeróbicas, facultativas e aeróbicas. É recomendado pelo US e European Pharmacopoeia como um meio teste de esterilidade.



Resumos Relacionados


- Estudo Microbiológico In Vitro Do Crescimento Bacteriano Após Aplicaçã

- Presença De Microrganismos Dos Gêneros Staphylococus E Candida Aderidos A Máscaras Faciais

- Tendência De Alteração Na Osteomielite Aguda Em Crianças

- Streptococcus Pyogenes

- Mega Arquivo » Ciência&tecnologia



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia