Centenário de Oscar Niemeyer 
(Francislane ;  Estudante de jornalismo)
  
             Oscar Niemeyer é considerado um dos nomes mais influentes na arquitetura moderna internacional e pioneiro na exploração das construções com o concreto armado. "Quando me encomendam um edifício público, tento fazê-lo lindo, diferente, que gere surpresa. Porque sei que os mais pobres não vão desfrutar nada, mas podem parar para vê-lo e ter um momento de prazer, de surpresa. É essa a forma como a arquitetura pode ser útil", explica Niemeyer no documentário     “Oscar Niemeyer: a vida é um sopro" . O arquiteto completou 100 anos no ano passado. Ele se tornou um símbolo da arquitetura moderna brasileira e deixou suas marcas nas principais cidades do país: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e arredores. Niemeyer chegou a fazer projetos arquitetônicos no governo de Getulio Vargas e para Juscelino Kubstchek.     
                 Minas Gerais comemorou o centenário de nascimento do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer com duas exposições sobre sua obra, realizadas no Palácio das Artes e no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. Maquetes, fotografias, desenhos, filmes e textos escritos por Niemeyer ficaram à disposição do público em mostras que aconteceram paralelamente.No entanto, as homenagens ao arquiteto não pararam por aí. Niemeyer foi tema de vários especiais de TV, inspirou até    penteados    e é tema de diversas mostras.    
                 Em Belo Horizonte, o arquiteto deixou suas grandes marcas como o Edifício JK, na Avenida     
   Edifício Niemeyer    
   Amazonas, com suas linhas verticais e concreto; a igrejinha da Pampulha com curvas que imitam a Serra do Curral; o colégio Estadual Central , no bairro Lourdes, no qual suas formas imitam a realidade, o   auditório deveria lembrar um mata-borrão,a torre d´água um giz e outro prédio , um livro  .      
                 Outro de seus projetos que foi bem recebido na capital mineira é o Edifício Niemeyer.   A experiência de morar em um prédio projetado pelo arquiteto só foi possível a partir desta construção na praça da Liberdade que ficou pronto nos anos 60.Entretanto, contempla nas suas curvas, nas suas sinuosidades, as montanhas mineiras, mas também dois aspectos do barroco: as curvas e contracurvas e o ilusionismo na medida em que nos engana com a altura do prédio:parece ter vinte andares, mas na verdade tem apenas oito.    
                 Já   a biblioteca pública de Minas Gerais     é disposta em “S” com marquises e estrutura de concreto e vitrais azuis.    A   tualmente é um lugar aberto ao público e abriga sala de pesquisa via Internet,   videoteca, sala de video-conferência, livros em braile, sala de periódicos e até recortes de jornais.      
                         O design arrojado dessas duas obras chama a atenção de todos que passam diante delas. Niemeyer risca o céu da cidade com suas linhas curvas.    
     
    
    Francislane: Estudante de jornalismo da Universidade Estácio de Sá  
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Feliz Aniversário 100 X !! : Grande Oscar Niemeyer
  
  
- A Vida é Um Sopro "oscar Niemeyer"
  
  
- Arquitetura X Engenharia
  
  
- Pontos Turísticos E Acomodações Em Belo Horizonte
  
  
- Sambódromos Do Rio De Janeiro E São Paulo
  
 
 
 | 
     |