BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Jesus e Rei e Messias
(Habushun - Livro de Mateus)

Publicidade
Respondeu-lhe Simao Pedro: Tu es o Cristo, o Filho do Deus vivo - Mateus 16:16
Observamos
Caracteristicas:
A) Concisao= Apesar de mais extenso no todo, Mateus e mais conciso nas narrativas, porque e mais metodico que os outros. Uma comparacao com Marcos nas narrativas da morte de Joao, o Batista (Mt 14:3-12 e Mc 6:17-29) e da cura do menino com epilepsia (Mt 17:14-21 e Mc 9:14-29), pode ilustrar bem a concisao de Mateus.
B) Um grande interesse no Messias. Esse era um grande interesse da igreja primitiva, mas Mateus e um Evangelho que destaca por ter sido escrito basicamente para judeus. Cita abundantemente o Antigo Testamento e ilustra a conviccao dos cristaos primitivos da estreita continuidade entre o cristianismo e o antigo testamento.
C) Visao particular e Universal da Obra de Cristo. Ha uma enfase acentuada em elementos judaicos, como a Lei, escribas, fariseus, dizimos, observancias rituais. A missao dos discipulos e a Israel. A genealogia de Jesus retrocede ate Abraao. Essa e uma visao particularista do evangelho. Jesus veio trazer o Israel ideal, o novo Israel, o qual nao ficaria limitado ao ambiente em que se formou e do qual emergiu. Desde o nascimento, com a visitade estrangeiros para trazerem presentes, ate a grande comissao que manda ir, por todo o mundo, Mateus enfatiza que o evangelho tambem e para os outros povos.
D) Mateus e o unico Evangelho que ensina especificamente sobre igreja. A palavra grega para igreja, ekklesi, so aparece em Mateus (16:18, 18:17e seg.)
E) Demonstra grande interesse na escatologia. As parabolas do trigo e do joio, das dez virgens e dos talentos, junto com o sermao escatologico (24,25), demonstra o interesse de Mateus sobre o tema para reorientar a igreja no processo de esperar o Senhor.
F) Proposito. Mateus escreveu, em primeiro lugar, para mostrar que Jesus e o cumprimento das profecias. Depois ele procura responder as calunias levantadas contra o cristianismo, como o nascimento de Jesus e sua ressurreicao. Este e o proposito apologetico. Mateus e um evangelho bem organizado e deve ter servido muito para o ensino dos novos convertidos. Por uma leitura de todo o conteudo do Evangelho, sem duvida ele escreveu para mostrar que Jesus e o Messias e Rei de Israel.
G) Destinatarios e lugar de origem. Mateus escreveu, sem sombra de duvida para os leitores de Jerusalem. A linguagem, a forma de arranjo, as categorias de pensamento, a citacao de costumes sem as explicacoes, etc. Mostram que o leitor estava familiarizado com o conteudo. O lugar de origem tem sido apontado como a Palestina. Mateus escreveu na propria Palestina e o seu conteudo reflete a cosmovisao de judeus dessa regiao.
 Conteudo de Mateus
a) Primeira secao de narrativas. (1.1-4.25). Nessa parte Mateus descreve a genealogia de Jesus, narra o seu nascimento e os acontecimentos que o envolveram ate por volta de dois anos de idade (1.1-2.23). Com o relato do ministerio de Joao, o Batista e do batismo e tentacao de Jesus, Mateus pula dos dois anos de idade de Jesus para a sua vida adulta (cerca de 30 anos de idade). Com o batismo e tentacao, Jesus e preparado para cumprir sua missao, a qual e iniciada (4.12-17) e seguida com a convocacao dos discipulos (4.18-22) para segui-lo na pregacao do evangelho que comeca pela Galileia (4.23-25).
b) Primeira secao de discursos (5:1-7.29). Esse e o famoso Sermao do Monte, ou Sermao da Montanha dependendo da traducao, no qual Jesus estabelece as bases de Seu Reino. Todas as facetas da vida da pessoa serao mudadas com sua entrada no Reino. Nunca mais ela sera a mesma e todas as suas relacoes serao transformadas. A sua posicao diante de Deus, de si mesma e do mundo, sera radicalmente mudada a partir de sua conversao. Nao e uma nova Lei, mas um estilo de vida, segundo a vontade de Deus. No Sermao  do Monte Jesus ensina que somos bem aventurados, devemos ter uma presenca que sirva de tempero,preservacao, e luz no mundo, a observancia da lei deve ser no seu espirito e nao na letra morta, e as praticas religiosas nao devem ser feitas como praticas automaticas e obrigatorias, mas com sentido (6.1-7.27).
Os acontecimentos finais (26.1-28.20)
Da preparacao ate a ressurreicao, Mateus relata sem muitos detalhes o que acontece na ultima semana de vida de Jesus. Sua agonia, seu sentimento de solidao e sua determinacao em morrer pela humanidade, tornam o quadro de Jesus dramatico, mas o unico modo escolhido por Deus para salvar a humanidade.
Mateus para Hoje
Tomando o Reino de Deus como tema principal de Mateus podemos aprender que o Reino:
1. ja esta presente entre nos, 4.17; 12.28
2. vence o dominio de satanas e as limitacoes humanas 4.24; 12.28
3. exige uma resposta a pessoa do Messias, 12.30-32; 13.44-46
4. requer arrependimento como meio de acesso, 4.17
5. exige renuncia, 16.24-28
6. nos encarrega de uma missao, 4.19, 22, 23
7. sera consumado, 28.20
Quero terminar este breve estudo lhe perguntando, qual e a prioridade que tenho dado ao Reino de Deus?



Resumos Relacionados


- Evangelho Segundo Mateus

- São Mateus

- Evangelho De Mateus

- Bíblia - Evangelho De São Mateus

- Bíblia - Evangelho De São Mateus



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia