Macbeth
(William Shakespeare)
William Shakespeare utiliza alguns factos históricos acontecidos na Escócia entre 1034 e 1057, mas cria a sua própria versão dos factos. Macbeth e a sua mulher são seres com uma ambição desmedida mas são constantemente atormentados pel o conflito entre os seus actos e a sua consciência.Apesar de recorrerem às forças sobrenaturais, para conhecerem o seu futuro, quando as revelações não lhe são favoráveis, eles tentam manipular os factos , recusando o seu destino.
Logo no início da peça as bruxas emitem profecias a Macbeth e Banquo, mas este último não se deixa levar pela imaginação e aconselha Macbeth a fazer o mesmo.O futuro de Macbeth parece prometer grandes feitos, mas também prevê grandes tormentos.
Os filhos de Duncan vão relatar ao Rei os factos da batalha de forma épica reforçando a mensagem de valor e honra de Macbeth na defesa da nação.O anterior Thane of Cawdor traiu o rei, aliou–se a outro inimigo e por isso foi morto. Macbeth é nomeado pelo rei o novo Thane of Cawdor.
Macbeth sente um profundo desejo de controlar a sua vida e o futuro , precisando em primeiro lugar controlar a vida dos outros, contudo ele sente um conflito entre o desejo e o acto . Macbeth é o pr´prio a referir uma disjunção dos órgãos do seu corpo , ele quer que a mão faça , mas que o olho não veja, ou seja, não quer que a sua consciência presencie os acontecimentos. Macbeth até arriscaria as consequências no Além, mas tem medo da justiça terrena e que o mal se vire contra ele.No entanto ,ele sabe que isso é uma ilusão, pois paga-se sempre pelos nossos actos. Os problemas de consciência de Macbeth vão afastando-o gradualmente da sua mulher. Por outro lado, Lady Macbeth é mais fria e pensa que o desejo deve ser seguido imediatamente pelo acto. Lady Macbeth pensa que o marido é um fraco ,mas a sua ambição, coragem e poder de persuasão conseguirão pô-lo no trilho certo, nem que para isso tenha que evocar as forças do mal.
Macbeth argumenta com a sua mulher para não ter de matar Duncan , mas Lady MacBeth manipula os sentimentos dele e diz-lhe que para ele ser digno dela, tem que quebrar todos os elos de lealdade com os outros homens , nomeadamente o rei e primo. A partir da morte de Duncan, eles vivem em sobressalto, assustam-se com qualquer ruído e começam a ouvir vozes., o que mostra o seu sentimento de culpa. Macbeth vai matar todos os que lhe parecem estar á frente dos seus desígnios. Ele assume o lugar de rei através de traições e mortes , mas ainda assim o medo não abandona .Mesmo após assumir o lugar no trono, percebe que cometeu um acto de que não vai tirar proveito próprio, pois não tem descendência, ele é estéril ,ao contrário de Banquo , que além de ter filhos é bom e corajoso e é guiado pela natureza ,assim com consta nas profecias que lhe foram feitas e isso aumenta ainda mais o ódio de Macbeth pois apesar de ter a coroa , vê que na realidade não tem nada, e assim, torna a projectar-se no futuro de forma conseguir mais poder.Banquo é visto como um obstáculo a esse objectivo e por isso também é eliminado por Macbeth. Ele quer lutar contra o destino para que as profecias não se cumpram, mas não consegue libertar-se delas, nem do futuro ou sequer dos seus actos.
Lady Macbeth também não sai incólume dos actos cruéis que tem praticado, contudo porque conhece as fraquezas do seu marido, abafa a sua própria angustia em presença dele de forma a transmitir-lhe confiança. Lady Macbeth só revela o seu tormento quando está só.
Macbeth no início analisava os prós e contras dos seus actos , depois de cometer várias monstruosidades desiste de fazer considerações morais sobre os seus próprios actos e vai mesmo à procura das forças do mal .
Na Escócia aumenta o mau-estar, os súbditos do seu reino consideram que a Escócia está doente, e que Macbeth é ele próprio uma doença, formando-se um movimento de revolta que vai provocar a morte de Macbeth e coroar um novo rei ,uma nova esperança para a Escócia.
Resumos Relacionados
- Macbeth
- Macbeth
- Macbeth
- Macbeth
- Macbeth
|
|