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Grumman F4F Wildcat
(E.R. Hickel)

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Caça naval monoposto F4F. Projetado como biplano para dar continuidade à bem-sucedida série F3F de caças monopostos, para porta-aviões, da Grumman, o XF4F-1 foi replanejado, no verão de 1936, como monoplano de asa mediana. Embora o XF4F-2 tenha perdido a concorrência para o Brewster F2A Buffalo, a Grumman prosseguiu com o XF4F-3, com um motor mais potente e, no início de 1939, recebeu encomenda de 100 unidades para a Aéronavale, da França, seguida de mais 54 para a Marinha dos EUA, em agosto. Os aviões destinados à França foram para a Inglaterra e la denominados Martlet I. A produção cresceu, com os motores Twin Wasp e Cyclone; asas dobráveis equipavam o F4F-4, dos quais a Grumman entregou 1.169, mais 220 Martlet IV para a Frota Aérea da Armada Real. A Eastern Aircraft Division, da General Motors, foi rapidamente equipada com ferramentaria e entregou 839 FM-1 e 311 Martlet V, sendo o nome britânico mudado para a designação norte-americana de Wildcat. A Grumman mudou para os Avenger, Hellcat e outros tipos, porém fez outras versões como a F4F-7, para reconhecimento, pesando 4.685 kg e com capacidade para 24 horas de vôo, bem como uma versão com flutuadores. A Eastern assumiu a fabricação da variante final, o potente e eficiente FM-2, entregando 4.777 (inclusive 340 Wildcat VI) em treze meses. Um Martlet I abateu um Ju-88 no dia de Natal em 1940 e um F4F-3 de VMF-211 destruiu um bombardeiro japonês, na ilha de Wake, em 9 de dezembro de 1941. Cada um desses acontecimentos foi o primeiro de centenas de terríveis combates, dos quais este quase velho caça emergiu como dono de esplêndida reputação. Os Wildcat eram valorosos, especialmente em sua capacidade operacional, partindo de pequenos porta-aviões de escolta, tendo sido o trabalho pioneiro efetuado pelos Martlet britânicos em novembro de 1940, baseados no vaso de 5.000ton Audacity, capturado pelos alemães, no qual uma pista havia sido construída. Destacados pela robustez e capacidade de efetuar manobras, os Wildcat afundaram até submarinos e um cruzador dos japones. O modelo F4F-4 tinha um motor Pratt & Whitney R-1830-86 com 1.200HP de potência. A envergadura era de 11,59m e o comprimento de 8,77m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.730Kg; atingia a velocidade máxima de 518Km/h, com alcance de 2.170Km e teto de 10.900m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 12,7mm (calibre .50).



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