O Marketing
(filosofolionessantos)
O MARKETING
O marketing e a publicidade são as principais ferramentas da sociedade de consumo6. Com a publicidade tudo torna passível de ser vendido: palavras, imagens, idéias e conceitos sobre estilos de vida como já nos referimos anteriormente.
Cada vez mais surgem formas e estratégias criativas de marketing com um sistema de comunicação eficiente e persuasivo. Nisso, a publicidade faz muitas vezes, consumir coisas que não são necessárias para a sobrevivência dos indivíduos. Mas é através desse sistema que é criado e reforçado o mito da marca.
Vale a pena lembrar de um comentário em artigo que o publicitário brasileiro internacionalmente reconhecido, Nizan Guanaes, publicou no jornal Folha de São Paulo sobre as estratégias de marketing da Nike. Assim escreve ele:
Não há trabalho que mais me emocione ou que eu mais inveje do que o trabalho de Nike. [...]. Nike é sublime. Construção madura e violentamente sofisticada do que pode haver de mais poderoso no mundo do marketing: uma relação de afeto entre um produto e seu consumidor. Nike não é um tênis, um calçado, é um modelo de vida. Nike é um estilo e uma visão de mundo. Seus anúncios são evangélicos. Não vendem apenas, doutrinam. Não convencem só, convertem. [...]. Ao contrário da maioria das marcas do mundo e sobretudo do Terceiro Mundo, não há um dualismo entre a publicidade de marketing e do dia-a-dia da companhia. É este o mundo de Nike que os sedentários compram junto com o tênis. Nike fez o menino do subúrbio americano, o garotão do meio-oeste ou um waspzinho de Sutton Palace se sentir um jogador de basquete vindo do Harlem. [...]. Nike faz a mulher separada e celulitária se sentir Fernanda Keller só porque deu três voltas no quarteirão. De Nike, é claro. Nike faz o boy do Terceiro mundo se sentir tão bem quanto se tivesse cheirando cola. Por isso um monte de boy que não poderia ter Nike tem Nike. Porque se não tiver, ele morre. Boy é cabeça, tronco e Nike. Um intelectual mal-humorado dirá que eles vendem ilusões. É verdade. [...]. E não há coisa mais útil para o homem do que a ilusão. Ilusão é gênero de primeira necessidade. É o que nos mantém vivos. É por isso que no Brasil há televisão em lugares onde não tem comida. Sonhar é uma necessidade fisiológica do homem. Nike é sonho. [...] Mr. Nike sabe que nos dias de hoje o melhor ponto de venda de um produto é estar nos cantos perdidos do cérebro e da alma humana (GUANAES, s/d).
Eis aí a mais pura verdade identificada pelo publicitário brasileiro. Nike vende sentimentos, ilusões e estilos de vida representados por sua marca e não o tênis como se pensava.
Nesse “mundo de Nike” operam muitas outras corporações vendendo sonhos, emoções, conceitos, estilos de vida e, com isso, fortalecendo a cada dia sua marca, expandindo o seu campo de atuação e concentrando mais poder.
6 O estudo das populações com sua cultura, seus hábitos e costumes é uma das condições necessárias para criar mercados e utilização das melhores estratégias de publicidade.
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