O JOGO DAS MARCAS
(AMAURI SEGALLA; REVISTA ISTO É DINHEIRO)
Este artigo- reportagem da Revista Isto É Dinheiro de 10/09/2008 escrito por Amauri Segalla, afunda um tabu de grandes proporções no Brasil que é a exposição das marcas que patrocinam as camisas dos clubes Brasileiros ou que adquirem cotas de trãnsmissões pelas tvs. Isto acontece porque nenhum instituto de pesquisa até hoje se dedicaram ao tema. As própias companhias é quem faziam estes levantamentos, como muitas delas não possuem o conhecimento e a expertise necessaria para uma pesquisa de abrangencia nacional havia uma carencia gritante de estatisticas confiaveis. O patrocinio esta dando resultado?Os torcedores tem prestado atenção nas marcas? Vale a pena Investir no Futebol?. A empresa TNS Sport Brasil cordenou uma pesquisa com estas questões acima citadas o resultado foi surpreendente." Ficou muito claro que o Futebol ajuda a construir e fortalecer marcas" diz Renato Mahfuz respon savel pela empresa que cordenou a pesquisa. "A conmclusão é que vale a pena investir sim em futebol", diz Cesar Gualdani sócio de Mahfuz. A pesquisa foi realizada em 14 Estados brasileiros, mais de 7 mil pessoas aproximadamente, das classes A, B, C , e D, o universo corresponde a 65,5% da população brasileira 85,2% do PIB nacional, trata-se do maior estudo feito sobre o assunto no Brasil. A pergunta chave que os torcedores tiveram de responder era a seguinte: Qual a empresa o senhor associa ao Futebol? A lista dos 20 primeiros colocados tras algumas surpresas; A Nike aparece na liderança, com citações feitas por 20% dos torcedores(eles podiam apontar até 7 marcas). Em segundo lugar aparece a Adidas, fornecedora de Palmeiras e Fluminense, no caso da Nike se explica a performance porque patrocina três paixoes dos brasileiros:O Flamengo, o Corinthians, e a Seleção. Numa pesquisa feita em fevereiro, 3% apontavam o Santander com futebol. Hoje o numero é de 8% a razão é que o Banco passou a patrocinar a Libertadores. Foram ainda lembradas a Coca Cola, a Parmalat(mesmo depois de 10 anos sem investir no futebol) é a 20º mais lembrada, de fevereiro a junho a marca que mais cresceu foi a Fiat devido ao investimento em Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro, tambem a Media Saude patrocina o timâo mesmo na série B. Os setores econômicos mais citados foram Material Esportivo por 54,16% seguido de Bebidas 27,44%.. E o mais interessante é que mesmo com um produto patrocinando um clube rival o consumidor em 95,3% disse não deixaria de compra-lo por causa disto.Fica evidente que nosso futebol tem jeito é só ter uma gestão honesta e visionaria.
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