A Escola Brasileira e o Ensino da Língua Portuguesa
(Francisco Antonio da Silva)
Sabe-se que a nossa escola deveria apresentar um comprometimento maior, com relação ao ensino da língua em foco, buscando sempre oferecer ao educando um estudo compreensivo e prático, demonstrando bases aprofundadas ao invés de fornecer uma análise solta, superficial e classificatória, sem praticidade, produzindo um estudo fragmentado e restrito que não valoriza a compreensão.
Observa-se que a escola precisaria passar para o educando um conhecimento que o conduzisse à praticidade deste e não apresentar uma análise isolada em que o aluno decora as questões lingüísticas fora dos textos, valorizando de modo contundente, a classificação, ou seja, é um estudo que prioriza o entender, mas, não o compreender, já que o estudante, sabe classificar, todavia, demonstra enormes dificuldades para justificar ou produzir, sinalizando que o ensino no nosso país, referente à nossa língua, não tem profundidade, basta olhar, por exemplificação, que a maioria dos estudantes brasileiros apresenta enormes dificuldades, concernentes à produção de texto, pois como sabemos a produção textual de qualidade não é um dom, ou seja, quem consegue produzir um texto de qualidade não é dotado, já que a questão da produção, diz respeito à praticidade, o indivíduo torna-se um bom produtoir se praticar o ato de escreve, com determinação, porém, a escola brasileira não tem se preocupado com esta atividade como deveria e, desse modo, ela está deixando muito a desejar, principalmente, com referência à construção de texto.
Pelo exposto, pode-se concluir que a instituição escolar brasileira precisa refletir acerca do tema supracitado e, por isso, faz-se necessário que todos, sobretudo, a escola brasileira e os professores de da língua mencionada vejam este assunto por este prisma a fim de defender e realizar um estudo com base textual, um ensino com um compromisso maior e que os nossos governantes criem e apliquem de forma prática, projetos com o intento de qualificar o assunto discutido.
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