Tistu O MENINO DO DEDO VERDE
(Maurice Druon)
Projeto “Tistu, O menino do dedo verde” (MauriceDruon – tradução de D. Marcos Barbosa) Professora Maria deFátima Montenegro Dotta 4ªsérie A Emef. “Mal. Espiridião Rosas” 2008 “Leitura: fonte deprazer e de formação do cidadão-leitor crítico” ( Professor João César Fernandes ) INTRODUÇÃO : Apresento minhaescola, a comunidade ao seu entorno, minha classe, os alunos, relatando porquefiquei motivada a elaborar esse projeto, as vivências realizadas com minhaturma a quarta – série A do Ensino Fundamental I da escola Municipal EMEF.“Mal. Espiridião Rosas”, situada no bairro de Jaguaré – São Paulo, no primeirosemestre de 2008. O “Espiridião Rosas”é uma escola situada a bastante tempo no bairro, de construçãorelativamente “antiga”, num prédio grande, num espaço que, nota–se já passoupor várias modificações. Nossa clientela é bem diversificada, dentro dos níveisfund. I; fund.II; e os cursos noturnos. Além das diferenças sociais(temos crianças que moram em favela, nos conjuntos “Cingapura”,os que moram emcondomínios classe média, como o Parque Continental, que engloba inclusivecasas de alto–padrão.), os alunos pertencem a famílias “convencionais”, e/oualternativas e trazem características múltiplas, que determinam seusprocedimentos nos espaços da escola JUSTIFICATIVA “O que é a leituracompartilhada na escola ? Nada mais do que umdos aspectos não só da pedagogia como propriedade do interesse doaluno quando diz respeito às suas necessidades de sonhar,criar , ser livre na expressão maior da palavra.” ( Michelet,1998 ) Comecei a lecionar naEMEF Marechal Espiridião Rosas no ano de 2008. Logo no início do ano letivopercebi, avaliando os alunos através de dinâmicas e sondagens, que meu trabalhonão seria pouco e nem fácil. Através da observação em dinâmicas e dosresultados obtidos em algumas sondagens, me dei conta de que precisavadesenvolver um projeto de trabalho que os envolvesse efetivamente como atores eautores no processo da competência leitora e escritora fundamentada na funçãosocial desses conhecimentos. Nas observações realizadas durante as dinâmicastambém foi possível perceber que os alunos tinham muitas dificuldades nasrelações interpessoais, no trabalho colaborativo, no gerenciamento dosconflitos que qualquer vivência em grupo pode provocar e interação com o meioque freqüentam e/ou vivem no que tange a conservação e preservação. Uma grandeparte dos meus alunos vive numa realidade onde predomina a lei do mais forte, aausência do diálogo na resolução dos conflitos. Com o objetivo de estimular oprocesso de apropriação do sistema de escrita, o desenvolvimento dos váriosprocedimentos de leitura; em especial do gênero literário, torná-los maissolidários e receptivos ao gerenciamento de conflitos, desenvolver uma relaçãode pertencimento ao grupo, sala e escola, propus o Projeto de Leitura e Escritaa partir do livro “Tistu, o menino do dedo verde” ( Maurice Druon – traduçãoMarcos Barbosa ).
Resumos Relacionados
- Letramento
- Projeto De Intervenção Pedagógica
- O Incentivo A Leitura Na Escola
- Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes
- Elevado - Nível De Instrução
|
|