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O Raja Yoga Secreto
(Molinero - Yogakrisnanda (por Danuia))

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Desde Freud até aos nossos dias, cerca de uma centena de famosos psicólogos tem se ocupado em explicar como a "!máquina secreta" a que chamamos cérebro pode criar fantasmas; que nossos pensamentos activam formas elementais demoníacas, e que recorrentemente o tema do "Médico e do Monstro" é o que povoa o nosso cérebro, quando, sem o controle da censura consciente.Tais Psicólogos, senão estão errados, estão no mínimo a ser tendenciosos, sendo exactamente isso que nos mostra claramente o Raja-Yoga; pois se é certo que a "libertação" nos pode conduzir ao caminho do mal; à união com potestades ou até mesmo à referida criação de elementais demoníacos; também é com certeza verdadeiro que, esses mesmos poderes, cristalizam os anjos, descobrem a Divindade e dela nos aproximam.Daqui concluímos que o cerne da questão reside somente em saber usá-los para o Bem, sem permitir sequer a hesitação que os conduza à deturpação.Constatamos pois que a primeira falha do materialista, reside em observar, uma vez que, com toda a sua carga negativa, se preocupa em revelar a parte demoníaca do Homem, sem se preocupar em saber ou compreender que existirá certamente uma Lei de Compensação e em descobrir por consequência os anjos por detrás dos demónios.Por vezes somos apelidados de fantasistas, dado para o materialista o Bem ter uma doce tonalidade e um sentido pueril de alcançar os seus objectivos.Desse modo estamos a obter créditos. Somos fantasistas, porque sabemos que toda a realidade material e física nasce de uma fantasia e que a realidade fantástica está para além do prólogo de qualquer realização.Somos irreais porque somos criativos. Toda a nova criação tem que porvir do irreal, posto que, se já fosse real, restar-no-ia copia-la, pois não a poderíamos realizar. Devemos estar despertos para a enorme diferença entre irreal e irrealizável.Amparado por Leis imutáveis, o místico vive em eterna evolução. Para si as leis são um amparo no qual edifica novos temas criativos, num aspecto constante de superação, numa atitude progressiva.O materialista presume ter opinião formada, quando essa opinião não passa de mera "teimosia", de uma completa falta de imaginação para a criação de novos conceitos criadores.Outras vezes porém somos ainda classificados como loucos ou até mesmo, segundo o conceito de alguns de paranóicos, pois assim classificam são os místicosClassificados por aqueles que tem uma maior tendência para a ciência.Tão errada como atrevida se revela esta forma de diagnóstico, sabendo todos nós, que o paranóico é um eterno descontente que se considera injustiçado, atribuindo os seus erros à intervenção dos demais, à má fé de todos e à incompreensão do mundo sendo por isso um sofredor; em conclusão, um materialista. Enquanto que místico é aquele que confia em Deus e ama os seus irmãos, considerando a Beleza em toda a criação divina. Compreendendo o passado e crendo no futuro como a melhor escola do conhecimento.O Raja-Yoga é portanto um método de tomada de consciência, de que o físico, o psíquico e espiritual, se expressam em criações negativas ou positivas, dependendo do direccionamento de nossas forças, sendo por consequência um método de busca da felicidade.Para a sua união, o Raja-Yoga assenta em oito pontos, a saber:YAMA ou mandamento; NIYAMA ou limpeza; ASANA ou postura; PRANAYAMA ou controle do prana; PRATYHARA ou estado de consulta; DHARANA ou concentração; DHYANA ou meditação e SAMADHI ou estado de êxtase.Sendo os dois primeiros estados de consciência e animo, enquanto os demais se baseiam na busca de estados superiores, tanto dentro do psiquismo, como do espírito, devendo ser desenvolvidos noutra dimensão.Para concluir diremos que nesta obra o termo "secreto" é um arcano, uma essência, sendo em simultâneo o primeiro conceito da Divindade.É uma aproximação como chave, abrindo-se a problemas iniciáticos, às portas da Luz e do Conhecimento, que difere muito do saber, como se diz neste livro.



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