Os cabelos e a exposição solar
(Compassolargo)
No que diz respeito à pele, numa altura em que a população mundial está cada vez mais desperta para os perigos de uma exposição desregrada da mesma aos raios solares, surgem muitos especialistas a fazer notar que o cabelo e o couro cabeludo também devem ser incluídos nestas preocupações, pois tal como a pele, eles sofrem de fotoenvelhecimento e de doenças relacionadas com as exposições abusivas. Como o cabelo é por excelência o protector do couro cabeludo, o mesmo deve estar de boa saúde, para que o couro cabeludo não venha a sofrer lesões. Como, de certa forma, o contrário também se verifica, pode afirmar-se que a saúde de ambos, de ambos depende.
É principalmente durante o Verão, que o cabelo e o couro cabeludo estão mais susceptíveis a inúmeras agressões, podendo, por isso, sofrer de lesões agudas ou crónicas. O vento, a areia, a água do mar, o aumento da transpiração e outros factores naturais, assim como o cloro das piscinas, as lavagens frequentes, a acção dos secadores ou restantes aparelhos eléctricos, que têm como função alisar ou encaracolar o cabelo e os tratamentos químicos colorantes, contam-se entre os principais agressores de ambos, tornando-os frágeis, , irritados e desidratados. No entanto, não é a água por si só, nem o facto de passarmos muito tempo com o cabelo molhado, tal como não são as restantes situações atrás descritas, as principais razões para a deterioração do cabelo ou do couro cabeludo, mas sim a acção do Sol sobre todo este conjunto de potenciais perigos .
O Sol, que é fustigante para o cabelo e por consequência para o couro cabeludo, torna-se, como é óbvio, particularmente perigoso nas situações em que as pessoas têm menos cabelo. Ele passa através do cabelo com maior facilidade e atinge o couro cabeludo de forma mais agressiva do que atinge o resto da pele. Na calvice, uma vez que a ausência de folículos pilosos fazem as glândulas sebáceas secar e por consequência atrofiar a pele do couro cabeludo, a mesma fica mais fina e com maior sensibilidade ao Sol. Desta forma, muitas das pessoas com pouco cabelo, principalmente os homens a partir de certa idade, podem vir a ter ceratoses, ou seja, lesões pré-maliganas do couro cabeludo. Aconselha-se assim, por todas as razões expostas, o uso de chapéu nas horas de maior exposição solar.
Se por um lado, o protector solar se tornou em algo indespensável para quem está exposto ao sol, os cuidados com o cabelo e o couro cabeludo também devem passar a ser rotina. Actualmente já existem no mercado protectores de cabelo de diferentes índices, que devem ser escolhidos segundo a intensidade do Sol que vai apanhar e o tipo de tratamento do cabelo a proteger. Deixamos-lhe ainda estas sugestões, por forma a tomar cuidados redrobados na protecção do seu cabelo e do couro cabeludo:
Todos os cabelos, independentemente de estrem pintados ou não, de serem oleosos ou secos, devem usar um bom protector solar inicialmente aplicado no cabelo seco e depois de mais ou menos de três em três banhos de mar ou piscina.
Os chapéus e os protectores de cabelos são importantes na praia, principalmente para quem tem pouco cabelo ou cabelo curto,
Em casa, para além do uso de um champô adequado, de um amaciador ou de um condicionador escolhidos em função do tipo de cabelo, é ainda fundamental a aplicação de uma máscara nutritiva durante cerca de meia hora e somente uma vez por semana, caso contrário o cabelo fica sem volume e oleoso.
Opte também por exaguar o cabelo com água fria, o que juntamente com todos os cuidados já referidos o tornará mais forte e brilhante.
Desaconselha-se apanhar o cabelo com elásticos, mas apenas e só com molas. pois os eláticos para além de vincarem o cabelo e parti-lo, não deixam as raízes respirar.
No fim do Verão não deixe de visitar o seu cabeleireiro, quanto mais não seja para dar uma vista de olhos e cortar as pontas, a parte dos cabelos mais afectadas após a época balnear.
Por todos estes motivos é essencial ter alguns cuidados específicos, nomeadamente começar por usar champôs adequados aos cabelos pintados, bem como protectores solares para os mesmos.
Fazer uma máscara protectora semanalmente, usar creme amaciador e hidratante, nunca prender o cabelo quando este está molhado e depois de um mergulho na praia.
Passar sempre o cabelo por água mineral, para que o cloro e o sal não o seque ressecando-o.
Resumos Relacionados
- Dicas Para Ter Um Cabelo Espectacular!
- Maquiagem E Beleza É Essemcial Para Uma Pessoa
- Cuidado Com Os Cabelos
- O Que é O Shampoo?
- Dicas Rápidas – Cabelos Saudáveis E Bonitos
|
|