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Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações - Introdução
(Demerval Saviani)

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Escola e Saber Objetivo na Perspectiva Histórico-crítica
Introdução
 
     Nessa obra, os textos tratados pelo autor são debates travados na década de oitenta no interior do pensamento de esquerda, sintonizado em sua contemporaneidade, onde o autor pretende revelar as bases sobre as quais se assenta a pedagogia histórico-crítica, viabilizando a configuração do sistema educacional do ponto de vista da concepção educacional, dando assim, continuidade a uma obra anterior de sua autoria, intitulada “Escola e Democracia”.
     Toda reflexão da obra se desenvolve numa perspectiva histórico-crítica, atestada na afirmação: “a natureza humana não é dada ao homem, mas é por ele produzida sobre as bases da natureza biofísica. Conseqüentemente, o trabalho educativo é um ato de produzir direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”.
     Com essa afirmação, a questão do saber assume papel de centralidade, que coincide com a produção não-material, onde o saber que interessa diretamente à educação é aquele que resulta do processo de aprendizagem, como resultado do trabalho educativo, tomando como referência o saber objetivo produzido historicamente, fenômeno este, manifestado desde a origem do homem pelo desenvolvimento de processos educativo do próprio ato de viver, culminando com a institucionalização e surgimento da escola. Assim, a escola passa à forma dominante de educação o que coincide com a passagem histórica em que as relações sociais passaram a prevalecer sobre as naturais, onde o mundo da cultura, produção humana, tem privilégios sobre o mundo da natureza. Os saberes metódicos, científicos e sistemáticos assumem predominância sobre o saber espontâneo e a escola passa a determinar a educação.
     Sobre a natureza e especificidade da educação sabe-se que o que diferencia o homem dos outros animais é o trabalho como ação intencional e a educação uma exigência do e para o processo de trabalho.
     Para produzir materialmente, o homem antecipa em idéias os objetivos reais e isso inclui o aspecto de conhecimento, ciência, ética e arte. Já quando trata da produção de idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes, habilidades, trata da produção do saber como conjunto da produção humana, onde nestas duas modalidades encontramos distinção: a primeira refere-se às atividades em que o produto separa do produtor (livros e objetos artísticos), a segunda diz respeito às atividades em que o produto não se separa do ato de produção. Portanto a educação se situa nessa segunda categoria do trabalho não material, podendo afirmar que a natureza da educação se esclarece a partir desse ponto. E que, o objeto da educação diz respeito à identificação dos elementos culturais que devem ser assimilados pelos indivíduos para humanizá-los e na descoberta mais adequada de atingi-los.
     Nesses aspectos a escola torna-se necessária a partir das exigências que as novas gerações apresentam para apropriar-se do conhecimento sistematizado, possibilitando acesso ao saber (ciência), sendo este, um saber metódico para a cultura erudita letrada, e que tem como primeira exigência, aprender a ler e escrever, incluindo nessa leitura a linguagem dos números, da natureza e da sociedade, o que segundo o autor, fundamenta o conteúdo da escola fundamental.
     Sobre o currículo escolar, o autor nos diz que currículo é uma organização do conjunto das atividades nucleares distribuídas no espaço e tempo escolar, sendo indispensável ao desempenho da função própria da escola.
     Conclui o autor que a compreensão da natureza da educação enquanto trabalho não-material, se produz através de relações pedagógicas historicamente determinadas que se travam entre homens e que, diferente das ciências que se preocupam com identificação dos fenômenos naturais, os estudos pedagógicos preocupam-se com a identificação dos elementos naturais e culturais necessários à constituição da humanidade de cada ser e de descobrir formas para atingir esse objetivo.
Bibliografia
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações 6 ed – Campinas, SP: Autores Associados. 1997.



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