Chantagem no Trabalho
(Revista Domingo)
Segundo o artigo publicado na revista Domingo do Jornal Correio da Manha, escrito por Bruno Contreiras Mateus, acontecem em Portugal cada vez mais casos de "mobbing". São casos de pessoas, muitas vezes com formação superior, ou nos quadros das empresas, que são humilhadas, postas de parte e ofendidas no próprio local de trabalho.
"Mobbing" é a palavra inglesa para a designação de assédio laboral, que empurra trabalhadores para a demissão a todo o custo,fenómeno crescente e preocupante nas sociedades ditas modernas.
Segundo pessoas entrevistadas, em alguns casos quando um trabalhador se torna incomodo, ou não apresenta os rendimentos esperados, são-lhe criadas más condições de trabalho, deslocando-as para locais onde perdem muitas horas em deslocações, ou dando-lhes colaboradores abaixo da média para aquelas funções, deixam de lhes ser pagas horas extraordinárias ou quaisqueres compensações.
As pessoas vitimas deste tipo de violência moral, começam a ver o trabalho como uma violência, e para elas pensar que começa mais uma semana pode mesmo causar algum tipo de depressão com maior ou menor gravidade. Poderão surgir neuroses ansiosas, provocar falhas de memória e lapsos sucessivos, e na maioria das vezes para piorar a situação, a entidade patronal ainda aproveita esses factores contra o trabalhador.
O "moobing" para além de poder levar à perda de emprego, poderá ainda provocar traumas irreparáveis nas vitimas deste tipo de abuso, ficando fragilizadas para toda a vida profissional, perdendo a confiança nas instituições e na busca de emprego.
Para saber se está a ser vitima desta situação e para que se denunciem este tipo de casos, deixo-lhe alguns ítens com situações de "mobbing":
È-lhe vedada informação que seria necessária ao seu bom desempenho profissional;
É assediado ou alvo de comentários de caracter sexual;
Costuma ser alvo de comentários maldosos de forma excessiva;
Pedem que realize trabalhos claramente abaixo do seu nível de competência, ou do cago ocupado;
Retiram-lhe trabalho em áreas centrais, que antes era feito por si;
È socialmente excluído pelos seus colegas;
Gritam consigo;
É ridicularizado pelo trabalho que faz;
É-lhe dado a entender de forma mais ou menos directa que deveria despedir-se;
São-lhe recordados presistente e de forma frequente os seus erros e falhas;
Costuma ser alvo de comportamentos que sente como intimidativos, por parte dos seus colegas ou superiores, como por exemplo momentos de silêncio quando chega;
As suas opiniões e pontos de vida são sempre ou quase sempre ignorados;
Recebe e-mails insultuosos, no local de trabalho;
Sente que a sua idade é tida como um problema;
Resumos Relacionados
- Assédio Sexual No Trabalho
- Assédio Moral No Trabalho
- Ajudas De Custo
- Quanto Vale A Sua Auto-estima?
- Quando A Blogosfera Ameaça O Trabalho
|
|