Racismo – Era uma vez na América...
(Carlos Rossi; ?Mega Arquivo)
Racismo – Era uma vez na América...
Episódios e tragédias racistas ocorridas dede a chegada dos primeiros escravos africanos á América do Norte, em 1619. Renderam inúmeros livros e filmes. Maus-tratos, linchamento, todo o tipo de atrocidades e leis estaduais e municipais discriminatórias e separatistas marcaram mais de 3 séculos da história americana. Em 1863, o presidente Abraham Lincoln assinou a lei “Emancipation Proclamation”, extinguindo a escravidão nos EUA. Bastaram 2 anos para a vinda da repressão. Em 1865 acabou a guerra civil e Linconl foi assassinado. Nasceu a Ku Klux Klan, responsável por 1 século de atentados terroristas, linchamentos e outras violencias racistas. A constituição americana proíbe o racismo, mas só na teoria, na prática ele continua. A 9ª emenda estabeleceu que os negros eram cidadãos plenos dos EUA e a 15ª lhes concede o direito de voto. Mas as leis foram desrespeitadas. No país surgiram os cartazes “no black”. Em 1963, concentraram-se mais de 250 mil pessoas em uma grande marcha em Washington, ocasião do popular discurso de Martin Luther King “I Have a Dream”. Como líder desse movimento, recebeu naquele mesmo ano, o prêmio Nobel da paz.
Malcom X » Ficou conhecido pelo seu radicalismo e determinação de seus pensamentos. Morto em 1965, num comício em N York.
Os Panteras Negras » Eram temidos pelo próprio governo, que mobilizou do FBI é Máfia paea exterminá-los. Foram a base do movimento Black Power que atravessou os anos 70. No final dos anos 80, o pastor Jesse Jackson foi a esperança do primeiro presidente negro americano. Não foi possível.
The Black Problem: Embora constituam apenas 10% da população, os negros representam mais de 1/3 dos pobres. Para cada branco que não termina a escola, há 4 negros na mesma situação; na mesma proporção, os brancos que se diplomam são o dobro. Contra 5% de desemprego branco, o negro chega a 12% e o salário médio dos negros é 48% o dos brancos. Apenas 20% das residências dos negros são servidas de esgotos. O racismo atual é econômico, fisicamente não violento, mas igualmente injusto.
Resumos Relacionados
- Racismo; Informes Sobre A Natureza Do Negro
- Martin Luther King
- Apartheid
- América Proibida
- Mississipi Em Chamas (mississipi Burning)
|
|