O gelo também produz chama?
(J. K.)
Poi é! é verdade que o gelo pode entrar em combustão se concentrar no seu interior uma determinada substância - refiro-me ao gás metano, também denominado biogás, um hidrocarboneto de alto teor explosivo, quando misturado com o ar.
Numa investigação levada a cabo nas regiões polares, um grupo de cientistas descobriu que, ao descavar no gelo e ao acender um isqueiro no seu interior se produzia uma combustão, ou seja, o gelo começava a arder.
Prosseguindo a sua investigação, chegaram à conclusão de que se tratava da existência de gás metano, um gás que provêm das mais diversas fontes na Terra e que tem vindo a concentrar-se ao longo dos anos no interior dos gelos polares.
Segundo os entendidos, o perigo reside nas emissões deste gás, altamente poluente, para a atmosfera. Na sequência do degelo destas regiões, ou seja, quando o gelo passar do estado sólido ao estado líquido, verificar-se-á uma libertação do gás para a atmosfera, um factor deveras ameaçador para o equilíbrio do planeta, pois irá aumentar o aquecimento global, contribuindo, assim para o agravamento da actual situação, deteriorando ainda mais o ar que respiramos e pondo em causa a vida de todos os seres vivos, na Terra.
Resumos Relacionados
- Luas De Outros Planetas
- Marte , O Planeta Vermelho
- Por Que As Pistas De Patinação No Gelo Escorregam?
- Catástrofes Naturais
- Efeito Estufa
|
|