Resumo sobre o Filme "Adorável Professor"
(Raimundo da Silva Santos Júnior (Juruti))
Resumo sobre o Filme "Adorável Professor" . De Herek Stephen. Retrata os desafios de
ensinar em uma escola tradicional, assim como os impactos negativos da escola
tradicional para o processo ensino-aprendizagem.
Autor: Raimundo daSilva Santos Júnior (Juruti)
O professor não teve o magistério
inicialmente como uma profissão de seu desejo, mas sim como uma formação apenas
para compor seu currículo. Ao assumir sua cadeira de professor de música na Escola John F. Kennedy, iniciou suas
aulas com uma postura bancária demonstrando que estava ali apenas para passar os
conhecimentos da música, o que era comum a realidade da escola, pois, se
tratava de uma escola que seguia um modelo tradicional.
No meu ponto de vista, o foco principal
do filme é o desafio de ser professor
educador, de ser significativo para seus alunos, de transformar a prática
pedagógica em uma atitude prazerosa, de fazer educação em situações adversas,
combatendo o tradicionalismo que em excesso é nocivo à educação.
No primeiro momento, demonstrou não se
importar com o tipo de conhecimento musical já vivenciado por seus alunos. Porém,
ao observar que não estava obtendo rendimento satisfatório com a turma, o
professor utilizou suas avaliações catastróficas com teor realmente avaliativo,
avaliando não só o desempenho dos alunos mais também o seu próprio desempenho.
Graças à avaliação, o professor tomou
outra postura, a de perguntar a seus alunos que tipo de música eles mais
gostavam, ao que teve como resposta majoritária Rock end Roll.
A partir dessa postura realmente
educativa o desempenho de seus alunos melhorou, no entanto por não se tratar de
uma escola democrática a preocupação dos dirigentes da instituição foi imediata
de questionar o professor sobre a utilização do Rock end Roll, ao que o
professor defendeu com muita sabedoria alegando que para se chegar ao objetivo proposto
o professor precisa fazer uso de ferramentas negadas pelos conservadores.
O professor demonstrou-se nesse segundo
momento do filme, digo depois de avaliar sua postura, mais sensível às
dificuldades dos alunos e se encontrou como professor, passando a ver que todos
são capazes de desenvolver suas habilidades, respeitando-se as diferenças, como
foi o caso do aluno que ele treinou a tocar tambor para que não perdesse a vaga
no time de futebol americano. É certo que para que o professor chegasse a essa
conclusão ele precisou interagir com outro profissional, o professor de
Educação Física, este que lhe ensinou a considerar ainda mais o potencial das
pessoas para uma determinada função. Com isso o filme retrata a importância de
considerarmos o aluno como sujeito da educação, mas não obrigado a ser o que a
escola deseja que ele venha a ser. A escola deve estimular o aluno a fazer sua escolha
profissional correta, para venha a fazer aquilo que o deixa feliz.
Foi possível ver que o êxito do professor
com sua turma, não foi considerado como de grande importância para a
instituição. Quando a escola passou por problemas financeiros e teve que reduzir
gastos, o professor demitido.
Observamos que a reflexão do professor de
que tudo tinha sido em vão, seu trabalho, seus momentos de emoção com seus
alunos, chegando a considerar-se descartável, constituiu o fundamento
reflexível mais importante do filme, pois, no momento de aflição, ao olhar
apenas para o problema da demissão, esqueceu o quanto havia marcado
positivamente seus alunos, colaborando de maneira relevante para formação de
cada um, inclusive da governadora, sua ex-aluna quem fez um discurso emocionante
sobre a importância do seu professor Holland.
Aprendemos com essa história que um
professor se torna adorável para seus alunos, quando se dedica de verdade em
favorecer a aprendizagem dos mesmos, quando lhe ensina que são capazes de
vencer seus maiores desafios, e quando considera o conhecimento cognitivo do
discente em sua prática pedagógica. O professor jamais será descartável para
aquele aluno com quem de fato ele fez a educação acontecer, considerando a
verdadeira educação como sendo aquela que transforma a vida do educando para
melhor, que transforma suas atitudes.
O verdadeiro professor é aquele que
também é educador, e não está preocupado apenas com os conteúdos a serem
repassados, mas sim, e em grande proporção intelectual com o ensino para a
melhoria da qualidade de vida dos discentes.
Resumos Relacionados
- Gerenciando A Escola Eficaz
- Aprendizagem E Motivação
- Construtivismo: Limites E Possibilidades
- A Relação Professor E Aluno No Projeto Do Dizer
- A Indisciplina
|
|