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Fracasso Escolar e Políticas Públicas: Reflexão a partir de Manaus-Am
(Raimundo da Silva Santos Júnior (Juruti))

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Fracasso Escolar e Políticas Públicas: Uma reflexão a partir de Manaus-Am





Autor: Raimundo da Silva Santos Júnior (Juruti)




O atual governo tem
promovido políticas públicas solidárias, políticas essas que muito têm
contribuído para a diminuição da escandalosa irregularidade no que se
refere à distribuição da
renda. O papel do Fundo Nacional
de Desenvolvimento da Educação tem
sido progressivamente o de contribuir para que essas políticas públicas,
que consideramos solidárias sejam verdadeiramente efetivadas, e que sejam
reduzidas às corrupções envolvendo o dinheiro público direcionado à
educação.
Em Manaus,
especificamente no seio da Secretaria Municipal de Educação, o FNDE tem
demonstrado bastante empenho em acompanhar a aplicação dos recursos
destinados aos diversos programas, tais como Programa Nacional de
Alimentação Escolar (PNAE), Programa do Livro (PLI), Programa Nacional de Apoio ao Transporte
do Escolar (PNATE) e Programa
Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
No nosso caso, todos os Programas acima, exceto o PNATE, tem grande
importância na busca da qualidade do ensino (somos escola urbana). No
entanto o PDDE é o que tem maior influência no confronto ao problema
citado, por ser o Programa que permite à escola adquirir instrumentos
essências e inovadores para a prática pedagógica, como jogos matemáticos,
quebra-cabeça, Data Show, bonecos animados, etc.
Nossa Secretaria Municipal de Educação tem uma equipe muito
competente e que tem feito a diferença, orientando a maneira correta de
aplicar o PDDE.
Para a Pedagoga da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, situada
na Zona Centro-Oeste, a melhoria da qualidade da educação tem contribuição
direta do uso dos instrumentos adquiridos através do Programa Dinheiro
Direto na Escola. Para o Diretor da referida Escola, além de permitir à
Instituição de Ensino adquirir instrumentos pedagógicos que atendem as
necessidades da realidade escolar, o PDDE favorece a discussão sobre a
importância tanto dos recursos como da Educação Pública. A escola citada
teve o maior aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do
Município, saiu de 3.2 (2005) para 4.4 em 2007. Não é a escola com o
índice mais alto das escolas municipais de Manaus, mas foi a que deu o
maior salto (1.2).
A solução para aumentarmos o rendimento escolar está em aplicar bem
os Recursos Federais. O PDDE deve servir para a aquisição de recursos que
promovam a melhoria da educação. É bom que toda a comunidade envolvida no
processo de ensino-aprendizagem, alunos, pais, professores, pedagogos,
demais funcionários estejam inteirados tanto do Programa, como de seu
objetivo, afim de que sejam motivados a valorizar cada vez mais o Ensino
Público.
A mantenedora não pode cruzar os braços, esperando que o PDDE cubra
a aquisição de Material de Limpeza, de Material de Expediente, de
Manutenção e Pequenos Reparos no prédio escolar, de Material Elétrico,
etc. É de suma importância que os Gestores de Unidades Escolares estimulem
a aplicação eficaz dos recursos, pois, este profissional é o “grande”
responsável por conduzir a escola ao êxito. “Haja dedicação ao ensino” ( Romanos 12:7).



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